Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Inspirado em grandes encontros sertanejos realizados na região centro oeste do Brasil e também no Triângulo Mineiro, o Encontro surgiu há pouco mais de dois anos na cidade mineira de Paiva( na zona da Mata), quando em 15 de fevereiro, o radialista Vandeir Antunes subia ao palco de sua terra natal para comandar o primeiro Encontro de Violeiros da região. Com o tempo, Vandeir passou a retribuir o carinho e a participação das pessoas que se apresentaram no evento, montando palco em suas cidades como forma de agradecimento as pessoas que participaram do evento,  prestigiando  a cultura daquelas cidades.  Foi ai então, que o encontro passou a ganhar a notoriedade e a projeção regional, se despontando como um grande e principal fomentador da cultura sertaneja em nossa região.

Para o idealizador e organizador do evento, o radialista Vandeir Antunes: “Pra nos, é uma grande conquista e também, para os artistas anônimos, para a cultura caipira, pra quem curte e admira este estilo musical da  cultura sertaneja,  uma grande alegria e  gratificação presenciar cada vez mais a grande participação popular em nossos encontros. É um trabalho que não é fácil, mas com força de vontade e a grande colaboração das pessoas que vem contribuindo para valorizar e expandir cada vez mais o nosso Encontro, conseguimos alavancar e fazê-lo acontecer. É Um grande  espaço, pra  dar palco a quem não tem um palco para poder demonstrar e valorizar o seu talento, uma oportunidade de enriquecer e apoiar  a cultura sertaneja em nossa região.”

A parte estrutural do evento  como por exemplo, a montagem de um bom palco que ofereça espaço, segurança e comodidade aos artistas, são custeados com verba do governo estadual, através de fundos de apoio as atividades culturais no Estado. Uma “tacada de mestre” conquistada por Vandeir, uma vez que, poucas cidades da região conquistaram este benefício cultural. É importante ressaltar que somente o recurso repassado pelo Estado não seria o suficiente para manter a grandiosa estrutura ao qual se consolidou o evento, é preciso mais, além do apoio das prefeituras, as taxas de ocupação dos espaços físicos com a instalação de  barraquinhas são fundamentais para  complementar os recursos necessários para a realização do Encontro.

O Encontro de Violeiros, Violonistas, Sanfoneiros e Cantadores de Minas Gerais, também é uma forma de descobrir e valorizar talentos regionais,  projetando  artistas nas tela de tvs a  nível regional e nacional. Depois de passar por dezenas de cidades das regiões do Campo das Vertentes e Zona da Mata, o Encontro chega a Barbacena pela segunda vez no dias 24,25 e 26 de junho, e  será realizado no campo de futebol da  Colônia Rodrigo Silva. Como na edição anterior,  promete lotar os gramados do campo daquele distrito com  grande participação de populares,  uma marca que tem sido notória na maioria dos eventos.