Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

CÂMARA MUNICIPAL APROVA PROJETO DE AUTORIA DO VEREADOR ROBERTO  DA FARMÁCIA QUE CRIA “GALERIA LILAS”

Projeto de resolução foi publicado no Diário Oficial Eletrônico de Barbacena no dia 26 de maio.

O objetivo do projeto “Galeria Lilás” é destinar, dentro da estrutura física do Poder Legislativo Municipal de Barbacena, um espaço especial e preparado com o devido carinho para mostra permanente com fotos e informações sobre todas as mulheres que atuaram como vereadoras no município, dispostas lado a lado, em ordem cronológica de posse, com identificação e o período de atuação.

“Na prática, esta galeria trará à população que visita a Câmara Municipal, um panorama histórico da participação das mulheres na política barbacenense, além de resgatar e preservar a história de pioneiras na nossa cena política, e com a execução deste projeto tende a motivar outras mulheres a esta participação que precisa ser maior em nosso município”, destacou o vereador Roberto da Farmácia.

A ‘Galeria Lilás” proporcionará o fortalecimento das reflexões da importância inquestionável da mulher na construção e transformação da nossa sociedade. À Agência Senado lembra que apenas com o Código Eleitoral de 1932, há 91 anos, o voto feminino foi autorizado em todo o Brasil. As brasileiras então puderam ir às urnas e eleger seus representantes.

Entre eles, elegeu-se uma mulher, Carlota Pereira de Queirós, em São Paulo, deputada pioneira do Parlamento. Desde então, um longo caminho tem sido desbravado e percorrido pelas mulheres. É também um dever do Poder Legislativo integrar o rol de ações na busca pela igualdade de gênero, resgatando nossa história, tecendo o presente e transformando o futuro.

A atual representação feminina na câmara é zero, desta forma o espaço pode estimular e motivar mais mulheres a participarem das próximas eleições, e este Projeto de Resolução pode contribuir para que o legislativo municipal tenha mulheres   participando das decisões que afetam a vida da população barbacenense.

Fonte: Divulgação.