Em solenidade realizada na sede da 13ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito, a Câmara Municipal de Barbacena, através do Vereador Amarílio Augusto de Andrade, reconhecendo as pessoas que foram fundamentais e que se dedicaram para o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental- PROGEA, prestou homenagens através de um pedido de Indicação apresentado pelo referido edil na Câmara Municipal, concedendo votos de Congratulações pelos relevantes serviços prestados a sociedade e ao meio ambiente, quando na oportunidade, foram agraciados com a Moção Honrosa diversas pessoas entre militares e civis.
“Essa Moção foi uma iniciativa minha e do Vereador José Jorge Emídio, em homenagear os militares desta Companhia, que são exemplos para Minas Gerais e para o Brasil no que se refere em especial, o meio ambiente. Foi daqui que surgiu o que foi levado para as diversas escolas de Barbacena e demais regiões do estado em termos de meio ambiente e de trânsito nasceu em Barbacena. Foi esse o motivo pelos quais nos nos levou a prestar essa homenagem através da Câmara Municipal, que aprovou por unanimidade esta homenagem,” justificou Amarílio.
Militares e civis homenageados:
Cel. PM Idzel Mafra Fagundes – Diretor da DMAT- Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito.
Maj. PM Noir Antônio Ferreira Armond- Comandante da 13ª Cia. PM Ind. Mat.
Cel. José Antônio Andrade da Silva- Ex-Comandante da 13ª Cia. PM Ind. Mat.
Maj. Carlos Henrique Souza da Silva.
Ten. Cristina de Almeida Dani.
Sub.Ten.-Francisco de Paula Ferreira Neto.
Cab. Wesley Toste Flisch.
Cab. Álvaro Bernardo Lauuriano Flausino.
Cab. Luciano de Almeida Lopes.
Prof. Maria Lúcia Rodrigues Costa.
Prof. Nilda Moreira de Paiva.
O evento contou com as presenças, além dos homenageados e dos vereadores citados, de militares da Companhia, do Major Marcelo Reis, representando o Comandante Jesus Milagres, da 13ª RPM, e demais autoridades civis.
Fotografia: Januário Basilio.
O Programa de Educação Ambiental- PROGEA, busca estimular os alunos do 4º ano do ensino fundamental, a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos sócios-ambientais que visem contribuir para a sustentabilidade e qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos, fomentando o processo de mobilização social visando o estabelecimento de uma rede social para a minimização ou solução dos problemas ambientais detectados no meio ambiente escolar; e promover a compreensão entre o meio ambiente rural e a sua interrelação, focando a utilização responsável dos recursos naturais e artificiais.