Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

“Caminhão da Saúde” chega à Senhora dos Remédios, no Campo das Vertentes

O “Caminhão da Saúde”, do Programa Saúde Itinerante, foi um sucesso e ganha, agora, uma segunda fase, chegando a cidades atendidas pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES por meio do Escritório Regional de Juiz de Fora, como por exemplo, em Senhora dos Remédios, Alto Rio Doce e Barbacena.

Com esta nova fase, serão ofertados, ao todo, mais 2.500 atendimentos. A ação têm início no dia 7 de outubro, em Senhora dos Remédios. Em seguida, o caminhão se dirige para as regionais de Lavras, Passos, Uberaba e Patos de Minas. Esta fase tem objetivo de ofertar cinco mil exames gratuitos – só na Regional de Viçosa, a primeira a receber o caminhão, cerca de mil homens e mulheres fizeram os exames de Papanicolau, mamografia e PSA.

O Programa Saúde Itinerante reúne os Programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural em um só lugar, incluindo a oferta de exames preventivos de câncer de mama, de colo de útero e de próstata, feitos por profissionais especializados em uma estrutura de ponta montada em um caminhão.

O objetivo do Saúde Itinerante é criar oportunidades de educação e informação para promoção da saúde preventiva e integral do homem e da mulher rural. Os públicos alvos são produtoras e trabalhadoras rurais com idades entre 18 e 70 anos, e produtores e trabalhadores rurais entre 40 e 80 anos.

“É um projeto que realmente faz muita diferença e muda a vida do produtor rural, que, às vezes, se esquece desses cuidados ou não tem acesso”, destacou a gerente de Formação Profissional Rural do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Liziana Rodrigues.

 

Como funciona?

Mulheres e homens serão atendidos em dias separados, para maior conforto de todos. No dia da ação, as consultas serão agendadas em um intervalo suficiente para não haver aglomeração no local. O interessado deverá levar um documento de identificação e preencher uma ficha de cadastro “com informações simples, porém fundamentais para fazermos o atendimento completo dessas pessoas e enviarmos os resultados dos exames depois”, ressaltou a analista de Promoção Social do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Michelle Camila Ferreira.

Enquanto aguardam as consultas, as pessoas aptas para os exames poderão assistir a vídeos informativos sobre saúde preventiva. Após os exames e as consultas, serão emitidos laudos que serão encaminhados para a secretaria de saúde dos municípios, que farão os encaminhamentos necessários conforme os resultados. Ao fim do atendimento, a pessoa recebe um kit informativo e está liberada.

Calendário de atendimentos

Em Senhora dos Remédios:

07/10 (quinta): Mulheres (80 exames)

08/10 (sexta): Homens (80 exames)

Em Alto Rio Doce:

09/10 (sábado): Mulheres (80 exames)

10/10 (domingo): Homens (80 exames)

Em Barbacena:

12/10 (terça): Mulheres (80 exames)

13/10 (quarta): Homens (80 exames)

Para participar do Programa Saúde Itinerante, produtores e trabalhadores rurais devem procurar o Sindicato Rural do seu município.

Após passar pelo Campo das Vertentes, o “Caminhão da Saúde” segue para atender às cidades de Bom Sucesso, Conceição do Rio Verde e Inconfidentes, com referência na Regional de Lavras.

Fonte: Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

Leia também:

SANTA CASA ABRE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO EM RESIDÊNCIA MÉDICA