Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba é oficialmente inaugurado em Barbacena

Solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (06/05) marcou a inauguração oficial do Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba Cebams com entrada em funcionamento do serviço de rádio terapia realizado por meio do Sistema único de Saúde (SUS) em Barbacena. Um de diversas pessoas que militam na área da oncologia em Barbacena, ganhou forma e se torna realidade.

A solenidade contou com as presenças, além da diretoria e colaboradores do Hospital Ibiapaba Cebams, de prefeitos e lideranças polícias da região, e do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti.

O espaço beneficiará pacientes com câncer que são referenciados à instituição. Além de pacientes do município de Barbacena, pessoas de outras 14 cidades da Microrregião de Saúde de Barbacena também serão atendidas pelo Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, abrangendo uma população de 237.652 habitantes.

O Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba recebeu investimentos importantes ao longo de sua implantação, que contaram com recursos da instituição e de repasses realizados pela Prefeitura de Barbacena e Governo Federal, totalizando um montante de cerca de R$ 10 milhões. Entre os equipamentos adquiridos pela instituição foi o aparelho acelerador linear, de alta tecnologia, utilizado no procedimento de radioterapia para tratamento contra o câncer, utilizado para emitir radiação e combater ou diminuir o desenvolvimento do tumor.

inauguração-centro-oncologico-do-hospital-ibiapaba-em-barbacena-04

O diretor técnico do Ibiapaba, Antônio José ressaltou que a equipe é altamente capacitada e explicou como a rapidez de um diagnóstico de câncer paralelo ao serviço de radioterapia é importante na linha de cuidado oncológico. “Esse é um sonho que vem se construindo a quase 20 anos. Muitas pessoas envolvidas, muitos agentes políticos, a comunidade, população, outras entidades da cidade. É um projeto da comunidade e em comum acordo com Estado e União”, destacou o diretor.

O prefeito Carlos Du, destacou a alegria de entregar esse serviço funcionando para toda população da macrorregião. “A população tinha que pegar um transporte para se dirigir a Juiz de Fora, Belo Horizonte para um tratamento e agora esse serviço será oferecido em Barbacena. Nesses 20 anos o município sempre ajudou em todos os processos, nesta administração em especial, fizemos gestão junto ao Governo Federal, Governo do Estado e apoio em recursos até ser credenciado. Tenho certeza que melhorará muito a vida dos pacientes que fazem tratamento oncológico em Barbacena”, ressaltou Du.

Fotos: Prefeitura de Barbacena.

Leia também:

COVID-19: DIVULGADO O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO PARA O PÚBLICO A PARTIR DE 12 ANOS