Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Disciplina vocal

Uma importante ferramenta para alçar vôos na carreira profissional do cantor

 

Imaginemos um jogador de futebol .

Um jogador de futebol profissional tem rotinas longas de treinos, sobretudo quando se aproxima de alguma competição. Além de manter os  mesmos treinos de fundamentos (passe, chutes, dribles, marcação etc),  treina sua resistência e condição física,  lances ensaiados, cobranças combinadas de falta, partidas simuladas, etc.

Ao contrário, um jogador de pelada,  frequenta no máximo uma escolinha, joga uma “pelada” uma vez por semana e assiste muito a partidas na tv. Ele não é e nem pretende ser profissional. Ao contrário, quer praticar o esporte apenas por diversão e lazer.  Portanto, ele quer jogar com uma satisfação mínima de desempenho pois ele não é cobrado por resultados em campo.  Às vezes até consegue fazer grandes lances por pura sorte ou se inspirando em alguém, mas se limita somente a isso: o prazer de jogar.

E para nós cantores e cantoras? Aplica-se a mesma comparação. Se você quer ser um profissional que se apresenta constantemente você deve estar preparado tanto  em termos de condicionamento vocal, como também em termos de expressão artística.

O profissional de qualquer área necessita do seu ofício para viver. Portanto, deve ser competente naquilo que faz. Então , se você pretende ser um profissional, encare-se como tal, seja profissional como você seria em qualquer área de atuação. O quanto você se dedica definirá se você é um cantor profissional ou apenas um “peladeiro” da voz.

Se você pretende ser um profissional, Estude Técnica Vocal! Não me refiro apenas a fazer aulas, mas estudar, treinar, repetir, buscar novas alternativas. Seja dedicado e estude pra valer! Não se deixe enganar com “ajustes milagrosos”, “dicas infalíveis”, “um toque mágico”. Esse tipo de coisa pode até ajudar mas não é isso que tornará você um destaque da voz.

Para um desenvolvimento pleno, para que as frustrações e dúvidas sumam e para que você esteja cada vez mais próximo dos seus objetivos como cantor ou cantora, estude visando desenvolver-se completamente.

Tenha uma rotina de treinos e estudos constantes, procure aprender um instrumento musical. Estude teoria musical,  para poder dialogar de igual para igual com outros músicos, aprenda a ler partitura, componha canções, escreva e leia muito. Ler é combustível para uma boa escrita. Se possível, faça,  algumas aulas de teatro e/ou dança. Isso te dará mais ferramentas para ter uma consciência corporal adequada às nossas necessidades de performance para as canções. Seja disciplinado!

Agora, se você não pretende ser profissional  e pretende apenas cantar em encontros de amigos, karaokês ou só no chuveiro de casa, frequente as aulas de canto para ter um mínimo de noção das suas capacidades e limitações, ligue o som bem alto e seja feliz!

Deixo aqui uma sugestão de rotina de estudo para aqueles que querem se tornar profissionais da voz.

 

  • Segunda-feira: aquecimento e vocalizes de condicionamento e preparação vocal, apreciação de performances;
  • Terça-feira: aquecimento, vocalizes de condicionamento e preparação vocal, vocalizes aplicados em música, ensaio de canções do repertório;
  • Quarta-feira: aquecimento, vocalizes aplicados em música, ensaio de canções do repertório, estudo de teoria musical;
  • Quinta-feira: aquecimento, ensaio de canções do repertório, estudo de teoria musical;
  • Sexta-feira: aquecimento, vocalizes de condicionamento e preparação vocal, performance (shows e/ou apresentações);
  • Sábado e domingo: aquecimento, performances (shows e/ou apresentações).

 

Aproveitem as dicas e até a próxima!

 

Alan Patrick, é cantor/compositor e professor de Canto, filiado ao Full Voice, referência em técnica vocal no Brasil.