Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Os surgimento das grandes fazendas centenárias  em sua maioria, estão ligadas ao tempo do Brasil império e muitas delas,  espalhadas pelos quatro cantos do país contam a história do período áureo do ciclo do ouro que era considerado a sua extração e exportação como sendo a principal atividade econômica na fase colonial do país, tendo iniciada estas atividades no final do século XVII, época em que as exportações do açúcar no nordeste decaiam pela concorrência mundial do mercado consumidor.

Estes casarões,  além de ostentar a riqueza das famílias pelo tamanho de suas propriedades e pelas imensidões de terras que eles ocupavam e a variedade com que estas terras eram exploradas, também servia como motivo de comparação para avaliar a força do poder econômico  e político que eles desempenhavam em cada um dos locais onde se afixavam estas fazendas.

Em Barbacena, várias foram as fazendas que fizeram parte da história do Brasil império, sendo palco de grandes decisões políticas que culminaram  em mudanças muito importantes para o nosso país e para a nossa Minas Gerais. Apesar de parte delas ter sofrido com a ação do tempo e a falta de manutenção,  ou simplesmente, foram  “jogadas ao chão” para atender interesses particulares. Mas ainda sim, nos resta na cidade e em seu entorno, grande casarões que nos remota  a perceber a riqueza e detalhes de suas imponentes construções. Este lindo casarão, localizado na rua Cesário Alvim, nas divisas entre os bairros Caminho Novo e Pontilhão, é uma das poucas relíquias  deste gênero que está localizado em área urbana do município, e que ainda se mantém praticamente preservado. Sem sombras de dúvidas; uma joia cravada no coração da cidade e que merece ser preservado!

Fotografia: Januário Basílio.