Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Monumento localizado na Praça dos Andradas em Barbacena.

A principal praça de Barbacena localizada no coração da cidade, é um dos espaços públicos do município onde possui a maior concentração em homenagens prestadas aqueles que de uma certa forma, destacaram ao longo de um tempo por serviços prestados a nossa cidade.

O fato, é que a maioria deles passam despercebidos pela maioria da nossa população que desconhecem a sua história as quais levaram as justas homenagens ali prestadas, seja por meio de bustos, monumentos, ou mesmo, uma simples placa.  Talvez as dificuldades  em obter algumas destas informações estejam nos próprios monumentos ou bustos, aliada também, a falta de acessibilidade a documentos que facilitem e e promovam uma melhor aproximação e a estes documentos que contam parte da história do nosso município.

O monumento em destaque, localizado bem na entrada da praça, sentido de quem vem a partir da rua Tiradentes, talvez ele seja o que menos informações temos sobre ele, até porque, nada o menciona por completo sobre cada uma das três estátuas que se encontram ao redor da principal, que é a estátua em homenagem ao ex-Governador de Minas,  Crispim Jaques Bias Fortes, que governou o Estado  por duas vezes, sendo o primeiro mandato entre  24/07/1890 a 11/02/1891 e  o segundo, de 07/09/1894 a 07/09/1898, as demais no entanto, não se tem informações documentadas ou, pelo menos em várias pesquisas realizadas pela internet, não encontramos nada oficial sobre elas  algumas informações que conseguimos, foi  em comunidades de grupos de pessoas nas redes sociais que abordam temas relacionadas a história do município, foram as seguintes:

  • A estátua que figura uma mulher com uma criança no colo, representa uma Homenagem a Maternidade.
  • A que está no centro delas segurando uma coroa, representa a Coroação de Crispim Jaques Bias Fortes como governador do Estado.
  • A terceira, que fica mais para o lado esquerdo da rua e que está segurando elemento de ferro, é uma Homenagem ao Trabalhador.

Com tudo, não conseguimos nada documentado oficialmente sobre estes monumentos, bem como, de alguns outros espalhados pela cidade.

Fotografia: Januário Basílio