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Coluna Januário Basílio: Memória do Transporte Coletivo

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A história do transporte coletivo urbano em Barbacena, é bem diversificada, ao contrário do que muitos pensam, a cidade já teve várias empresas explorando as linhas urbanas no município.

Durante meados da década de 80, diversas eram as empresas que exploravam as linhas urbanas. Praticamente, poderíamos até considerar que cada linha era de uma empresa diferente, algumas poucas exceções, mantinham sobre seus domínios  mais de três linhas  de ônibus.

Neste período, as empresas que compreendiam a rede do transporte urbano eram as seguintes: Viação Gomes Ltda, que explorava as linhas Monte Mário e  Ipanema via Merci. As linhas; Santa Cecília, Conjunto Habitacional Valentim Prenassi, João Paulo II, Exposição via São Sebastião, pertenciam a Empresa Triunfo. Na época, a Empresa Barraca detinha quatro linhas urbanas:,  Vilela, Vilela Museu, Rodoviária e Circular-Ibiapaba (atual Vila dos Sargentos com itinerário mais extenso), a Viação Boa Vista com a linha Boa Vista-Caiçaras. A Viação Santo Antônio era proprietária das linhas: Roselanche, Santo Antônio, e parte da linhas: Santa Efigênia e Rodoviária, que pertencia a outra parte a Viação Santa Efigênia. A linha de Campolide  sempre esteve nas mãos da Viação Andréa. O bairro Dom Bosco  era atendido pela empresa de mesmo nome.

Ainda na década de 80,mais precisamente em meados do ano de 1988, começa a entrar no mercado do transporte coletivo de Barbacena  a Empresa Coletivos Barbacena  que pertencia a empresa Santa Inês de Belo Horizonte. Nesta época, ela comprou as linhas Boa Vista e Ipanema via Merci(Viação Gomes). Posteriormente, foi  incorporada ao grupo as linhas que pertenciam a empresa barraca acima mencionadas.

Anos depois, a empresa Triunfo vende suas linhas e também, a garagem no bairro Grogotó para a Coletivos Barbacena. Foi neste período que foi implantado pela empresa  o sistema de interligar um bairro ao outro da cidade sem que o usuário precisasse pegar uma outra condução. Por exemplo: antes da implantação deste sistema, um usuário que pegasse o ônibus no bairro Ipanema e tivesse que ir para o bairro Grogotó, ele teria que descer do ônibus no centro da cidade para pegar um outro coletivo até aquele bairro. Ainda na década de 80, a  empresa Transbaixinho Transporte Rodoviário Ltda, que era resultado da fusão entre as empresas, Viação Santa Efigênia e Viação Santo Antônio, torna-se uma única empresa e adquiri a concessão de mais quatro novas linhas que foram implantadas na cidade: Linhas: Água Santa, Novo Horizonte, Pinheiro Grosso e São Pedro.

Já na década de 90, a empresa Cidades das Rosas que mudaria de dono por duas vezes, passa a ser controlada pela Empresa Barraca, e que mais adiante adquire as linhas que pertenciam a empresa Transbaixinho.

Mesmo com a Viação Transbaixinho passando a fazer parte do grupo Barraca, ela não foi incluída no sistema bairro-centro-bairro. Permanecendo como era no princípio; apenas  com o coletivo seguindo para o Centro e posteriormente retornando para o bairro de origem.

Recentemente, as linhas Campolide da Viação Andréa passaram a fazer parte do Grupo Barraca. Em 2015, as Linhas que pertenciam a Viação Gomes: Monte Mário e Santa Tereza, foram incorporadas também ao Grupo Barraca.

Tudo isso, não deixa de ser uma grande história, até porque, muitos eram os desafios de se cumprir um itinerário nas ruas quase sempre precárias da nossa cidade.

Confiram na galeria de fotos, um pouco sobre essa importante história do transporte coletivo urbano de Barbacena.

 

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