Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Em virtude do grande problema ambiental e de saúde causado pelo descarte inadequado de lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas, baterias e pneus, a Prefeitura de Congonhas, através da Secretaria de Meio Ambiente, providencia o recebimento, transporte e destinação final destes materiais, após o uso.Eles devem ser levados até o Ecoponto, localizado à rua Jair Elias, nº 87, do lado da Igreja no bairro Santa Mônica, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.

Os materiais eletroeletrônicos e lâmpadas precisam ser entregues inteiros no Ecoponto (e não desmontados ou quebrados). As pessoas geralmente desmontam os eletroeletrônicos e retiram peças de ouro, cobre, entre outras para vender, deixando apenas a carcaça. As empresas que buscam matérias para a reciclagem precisam deles inteiros. O dano acontece quando se desmonta, amassa ou quebra, já que os materiais contaminantes estão no interior. Uma lâmpada inteira, por exemplo, custa aproximadamente R$0,75 para reciclagem, já uma quebrada custa R$4,00 aproximadamente, uma vez que necessita de descontaminação antes da reciclagem, além do quê a quebrada emite poluentes no meio ambiente. Os materiais danificados e desmontados passarão por uma avaliação, antes de serem recebidos no Ecoponto. Muitos desses equipamentos não passa de carcaça, o que não é interessante dos pontos de vista ambiental e econômico.

Destinação

A Prefeitura de Congonhas possui convênio com a Associação Nacional de Indústrias de Pneumáticos (ANIP), que é responsável por contratar empresa credenciada para a coleta e recebimento dos pneus gerados no Município. “Desta forma, quando é descartada no Ecoponto a quantidade de pneus que preenche uma carga, ou seja, completa uma carreta, é feito o recolhimento e dada a destinação correta ao material.  A principal forma de destinação dada aos pneus em Congonhas é o co-processamento para produção de cimento em uma fábrica mais próxima da cidade. Eles são destinados também a produção de artefatos de borracha e asfalto-borracha. A empresa emite um documento do qual consta a quantidade de material e em que produto será transformado”, explica a diretora de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, Diana Sena.

Quanto aos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas, o Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos(ECOTRES) providencia e custeia o recolhimento do material no Ecoponto, o que é programado para o mesmo dia nos outros municípiosconsorciados, com objetivo de aproveitar um só valor de frete. O ECOTRES repassa o material para uma empresa que emite um certificado de destinação correta das lâmpadas, o que equivale ao recebimento por parte do Município de um selo verde por participar da logística reversa.

Importante saber

“As lâmpadas, pilhas e baterias possuem materiais em suas composições que são altamente impactantes para o meio ambiente e para a saúde. O mercúrio, um dos componentes encontrados no interior desses materiais, é o responsável por diversas reações como dor de estômago, diarreia, tremores, lesões no sistema nervoso, entre outros, podendo levar até mesmo à morte.  A principal via de intoxicação ocorre quando a contaminação atinge o solo, os lençóis freáticos e a cadeia alimentar. Neste caso, a ingestão pelo ser humano acontece através do consumo de água e alimentos contaminados”, esclarece Juliana Mendes Vasconcelos Niquini Ribeiro, bióloga e educadora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

As lâmpadas, pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas incorretamente e passam por deformações no material que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza e, como ele representa um lixo que não é biodegradável, não é consumido com o passar dos anos (é chamado de bioacumutativo).

Para mais informações, procure a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, à av. JK, 230, sala 206 – Centro. Telefone: (31) 3731-5287.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.

Foto/arquivo: Adriano J.F.