De 5 a 22 de novembro, o projeto Cultura e Cidadania Circula leva à cidade espetáculos, sessões de cinema e oficinas culturais. Toda a programação é gratuita e pretende conectar crianças, jovens e adultos com a arte e o aprendizado
O Cultura e Cidadania Circula, projeto que já passou por nove cidades da região desde 2016, chega a Barbacena em novembro levando arte, cultura e cidadania para públicos de todas as idades. De 5 a 22 de novembro, a cidade receberá os filmes “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”, “Placa-Mãe”, “Mussum, O Filmis” e “Os Farofeiros 2”, os espetáculos “O Pequeno Grande Circo do Pinico” e “Abena”, além de oficinas de circo e teatro. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Hypofarma por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa tem como objetivo aproximar o público do universo da arte partindo da premissa de que a cultura é também uma ferramenta de transformação social.
“Acreditamos que a cultura tem o poder de transformar vidas. A iniciativa tem impactado, há alguns anos, moradores de cidades do interior de Minas Gerais desenvolvendo habilidades artísticas e culturais, e orientando sobre práticas de cidadania. Ao levar cinema, teatro e oficinas para diferentes regiões, o Cultura & Cidadania democratiza o acesso à arte e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos”, afirma Daniel Vitral, idealizador e coordenador do projeto.
A programação terá início com o Palhaço Pinico e seu show de variedades circenses, cheio de acrobacias, malabarismos e muita comédia em “O Pequeno Grande Circo do Pinico”, nos dias 5 e 6 de novembro, às 9h45 e 15h45, respectivamente, na E. E. Pio XI. A beleza e a cultura africana ganham vida em “Abena”, espetáculo com uma rica história que mescla romance e aventura, nos dias 18 de novembro, às 15h (apresentação com intérprete de Libras), na E. E. Gabriela Ribeiro Andrada, e 19 de novembro, às 9h45, na E. E. Pio XI.
O cinema também terá destaque na programação. Uma das produções em cartaz é “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”, que apresenta um destemido chef em busca das especiarias mais exóticas do mundo. O filme será exibido dia 7 de novembro, às 19h, na E. E. Dr. Alberto Vieira Pereira. Outra animação que promete encantar os pequenos é “Placa-Mãe”, que traz a emocionante história de Nadi, um androide que luta por seus direitos e por sua família. A exibição será no dia 8 de novembro, às 19h, na mesma escola.
Para os amantes do samba, “Mussum, O Filmis” é a oportunidade de conhecer a trajetória de um dos maiores humoristas e sambistas brasileiros, no dia 21 de novembro, às 19h, na E. E. Prof. João Anastácio (Polivalente). E para encerrar a programação, teremos a comédia “Os Farofeiros 2”, que será exibida no dia 22 de novembro, às 19h, também na E. E. Prof. João Anastácio (Polivalente). O filme traz um novo capítulo da história dos amigos Alexandre, Lima, Rocha e Diguinho que, acompanhados das esposas e dos filhos, embarcam em uma viagem cheia de emoção e perrengues para a Bahia.
Oficinas
Crianças de 07 a 12 anos também terão a oportunidade de explorar o mundo das artes em atividades formativas gratuitas. Na oficina “Vivência Circense”, com Lucas Campos e Valentina Heusi, os pequenos poderão experimentar os brinquedos do circo nos dias 5 e 6 de novembro, das 13h30 às 16h30 e das 7h45 às 10h45, respectivamente, na E. E. Pio XI. As inscrições estão abertas até 31 de outubro.
Já na oficina “Nosso Corpo, Nosso Som, Nossa Cena”, com Zilvan Lima, a cultura de matriz africana será o ponto de partida para explorar o teatro, a música e a dança, nos dias 21 e 22 de novembro, das 13h30 às 16h30, no Oratório Diário Madre Madalena Morano. As inscrições vão até 14 de novembro.
Ambas as oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas através do link na bio do Instagram @culturaecidadaniacircula.
Cultura e Cidadania Circula
O projeto teve início na cidade de Barroso, em 2016, e já contemplou nove cidades da região. Toda a programação acontece em escolas, mas as atividades são abertas a toda a comunidade. A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e Hypofarma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, produção de Lais Vitral e produção local da Tecer Cultural. Uma realização da Vitral Bureau Cultural e Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil – União e Reconstrução.
Serviço
Cultura & Cidadania Circula – Barbacena
De 5 a 22 de novembro
Programação gratuita

Com informações: Cultura e Cidadania Circula.