Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Cultura e Cidadania encerra temporada com sete espetáculos e três oficinas gratuitas

O projeto Cultura & Cidadania Circula encerra essa temporada em grande estilo. Entre os dias 10 e 18 de abril, serão disponibilizados no YouTube do projeto todos os sete espetáculos apresentados ao longo desta edição.

Essa versão totalmente online do Cultura & Cidadania foi recheada de desafios, mas também de bons momentos. A abertura oficial se deu com o espetáculo de contação de histórias “Lá na rua onde eu morava”, com Alessandra Visentin.

Em dezembro, Nado Rohrmann, da Cia de Inventos, de Tiradentes, comandou o espetáculo “Marionetes a Fio”. Depois foi a vez da Insensata Cia de Teatro trazer magia à programação com o espetáculo “Memórias de um quintal”.

Na ocasião, Keu Freire, da Cia Insensata de Teatro, destacou essa versão online como uma oportunidade dos espetáculos atingirem um público mais amplo. “Os projetos, os festivais são combustíveis para nós, artistas. Nós precisamos deles para fazer com que nossa arte chegue de verdade ao público, ainda mais neste contexto de isolamento social, de pandemia”, disse.

O ano de 2021 começou com apresentação de espetáculo consagrado no Cultura & Cidadania. Em janeiro, o Galpão Cine Horto, apresentou ao público uma versão virtual do espetáculo “Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira”. O espetáculo já é apresentado pelo grupo há dez anos.

“Foi desafiador levar para o vídeo algo que é tão mágico presencialmente, sem prejudicar a relação de proximidade que os atores estabelecem durante o espetáculo”, contou Reginaldo Santos, músico, diretor, professor, ator e coordenador do projeto Sociocultural Conexão Galpão e do Programa de Ações Formativas em Teatro do Galpão Cine Horto.

Fortalecendo aspectos tradicionais da cultura nacional, a Cia. Cinco Encena, de Barbacena, apresentou o espetáculo “Pedro Malasartes e a Sopa de Pedra”, inspirado livremente nas histórias populares desse herói brasileiro, e o Grupo Serelepe trouxe o espetáculo “Brincanectados”, que reúne canções e jogos tradicionais do Brasil e de países latino-americanos.

Por fim, o Grupo Girino entrou em cena com o espetáculo “Meu Ambiente”, que, de forma lúdica e divertida, propõe uma reflexão sobre a importância de adotar práticas sustentáveis e reduzir o impacto socioambiental.

Além disso, o Cultura & Cidadania Circula está recebendo inscrições para três oficinas, são elas: Bordado Artístico II, Redes Sociais para negócios criativos e Audiovisual para redes sociais. Todas as informações sobre período de inscrição, datas e horários das aulas estão disponíveis nas redes sociais do projeto.

 

Edição 2020/2021

Mesmo em tempos tão delicados, investir em arte e cultura é essencial e a Marluvas, patrocinadora do Cultura & Cidadania Circula, defende essa ideia. Para a empresa, investir no projeto é uma oportunidade de zelar pelo futuro das crianças, jovens e adultos das cidades em que atua.

“Quando voltamos nossos olhos para a situação que estamos vivendo com a pandemia da Covid-19, conseguimos enxergar o quão importante foi o contato com a cultura dentro de nossos lares, sem ela nossos dias seriam pobres de risos, distrações e emoções”, diz Priscila Freitas, coordenadora de Marketing da Marluvas.

Para Daniel Vitral, coordenador do projeto, essa experiência virtual superou as expectativas. “Quando iniciamos as ações online em novembro, tínhamos receio de como seria a adesão do público nesse novo formato, principalmente em relação às oficinas. Mas conseguimos promover uma aproximação muito legal com os alunos, através da entrega dos materiais a cada um deles e do convívio online. A maioria dos alunos se inscreveu em mais de uma oficina, o que demonstra o interesse pelo conteúdo oferecido e condução das atividades. Tivemos relatos muito satisfatórios”, disse.

 

Cultura & Cidadania

O projeto Cultura & Cidadania Circula é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da Marluvas Equipamentos Profissionais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e produção de Lais Vitral.

Marionetes-a-Fio-Cia—de-Inventos-foto-André-Franca-Rohrmann

Fonte: Cultura e Cidadania/fotos: Danilo Alvarez e André Franca Rohrmann.

Leia também:

DUPLA BARBACENENSE VÍCKTOR E RODOLFO GRAVA PRIMEIRO DVD EM SÃO PAULO