Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena completa 72 anos 

Solenidade militar, realizada tarde desta quinta-feira (14/10), comemorou o septuagésimo segundo aniversário do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), que atua na execução, eminentemente descentralizada, das atividades operacionais, técnicas e administrativas, diretamente vinculadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), na área definida como de sua responsabilidade. Para celebrar a data, o efetivo do Destacamento se reuniu com autoridades militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e das demais forças de segurança da cidade, além de autoridades civis, em uma solenidade militar comemorativa e presidida pelo Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, Comandante da GUARNAE-BQ. A cerimônia foi realizada no hangar de aeronaves do Aeroporto Major-Brigadeiro do Ar Doorgal Borges, localizado em Barbacena (MG) e todas as medidas de segurança contra a pandemia foram adotadas para o momento.

O Destacamento desenvolve, dentro outras, as seguintes atividades: serviço de informações aeronáuticas, meteorológicas e de telecomunicações e administração, controle e manutenção da estação de apoio ao controle do espaço aéreo de Varginha (MG), com onze frequências do centro Brasília (DF) e cinco do centro Curitiba (PR). Pelo segundo ano consecutivo, devido ao atual período de pandemia, as comemorações não contaram com a realização do tradicional Encontro de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assistência Social (ENPATEAS), que tem como objetivo conscientizar os militares e servidores civis da Guarnição de Barbacena sobre a saúde e segurança no trabalho além da prevenção de acidentes e, também, acerca do Serviço de Assistência Social da Aeronáutica, por meio de palestras com temas relacionados ao objetivo do Encontro.

Comandante do DTCEA-BQ, o Tenente Mauro Evangelista da Silva, em seu discurso, agradeceu aos representantes das Unidades presentes pelo apoio recebido e destacou o elevado grau de profissionalismo e comprometimento de todo o efetivo que atuou nestes 72 anos de existência do Destacamento, resultando nos altos índices obtidos nas inspeções a que foram submetidos. “Até o mês de setembro, deste ano contabilizamos uma média anual de 3.412 aeronaves apoiadas e mensal de 379, sejam eles civis ou militares. Dentre estas, destacamos aquelas que cumprem a missão fim da FAB, seja em missões de segurança pública, humanitárias, destinadas a manutenção e preservação da vida, como as de transporte de órgãos e remoção de pacientes. Este Destacamento também contabilizou inúmeras missões que trouxeram esperança para a comunidade de Barbacena e região, por intermédio do recebimento de vários lotes de vacinas contra a COVID-19”, discursou.

O Destacamento de Barbacena possui sua subordinação vinculada ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 1), sediado em Brasília (DF). O Tenente-Coronel Maurício da Silva Longo representou o Comandante daquele Centro e também enalteceu os excelentes serviços prestados por todos os integrantes do DTCEA-BQ e os parabenizou por mais um ano de atuação. “Parabenizo a todos os integrantes do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena pelos seus 72 anos de excelentes serviços prestados à Força Aérea Brasileira, atualmente com instalações em perfeito estado para utilização e, certamente, desde sua ativação, contribuindo com excelência para o perfeito funcionamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, destacou.

Durante a solenidade, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e também foram premiados o “destaque profissional” e o “graduado padrão” do ano de 2021, prêmio concedido aos integrantes do efetivo do DTCEA-BQ que se destacaram na execução de suas atividades. Com mais de dezoito anos de serviço ativo, sendo seis deles atuando no Destacamento, o Cabo Aloísio Américo da Silva foi homenageado na categoria destaque profissional e disse estar feliz pelo reconhecimento de seus pares de trabalho por haver sido contemplado com esta premiação. “Em nosso efetivo, vários militares mereciam ocupar esta posição que ocuparei hoje. É um reconhecimento que eu não esperava e agradeço pela escolha do meu nome por meio das atividades que desempenho”, destacou o militar que foi eleito em uma votação que contou com a participação de todos os integrantes do efetivo do Destacamento.

“O DTCEA-BQ cumpre destacada e fundamental missão no apoio a aeronaves civis e militares, prestando informação de voo e alerta, coordenando os pousos e decolagens de aeronaves civis e militares, corroborando para manter no mais alto grau de segurança as operações no aeródromo, mostrando o comprometimento e o profissionalismo de seu efetivo”, disse o Coronel Daniel destacando a importância da atuação do DTCEA-BQ na missão fim da Força Aérea Brasileira (FAB) e no apoio à EPCAR.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

ESQUADRÃO HÉRCULES PRESTA COMPROMISSO À BANDEIRA E AO CÓDIGO DE HONRA