Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Dezessete Aspirantes da turma Albatroz encerram 1ª fase do Estágio na EPCAR

Os novos Aspirantes concluíram a primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço e incorporam ao Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, na manhã dea quarta-feira (22/12),  cerimônia militar de conclusão da primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço, que tem por objetivo preparar profissionais para ingresso no Quadro de Oficiais da Reserva 2ª Classe Convocados (QOCon). Presidida pelo Vice-Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Resende Mrad, a solenidade ocorreu no pátio de formaturas da Escola e contou com a presença do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, além de oficiais, professores, do Graduado-Máster Suboficial Sérgio Carvalho Silva e integrantes do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Durante a cerimônia militar, dezessete Aspirantes a Oficial, componentes da Turma Albatroz, realizaram o compromisso e o desfile em continência à Bandeira Nacional. Eles também receberam as espadas, que é um dos símbolos do oficialato. A primeira colocada do estágio, Aspirante a Oficial Thaís Clara da Costa Haveroth, recebeu a espada das mãos de seus pais e do Major-Brigadeiro Mrad. Natural de Erechim (RS) e com 28 anos de idade, a militar que atuará como docente em matemática, disse que foi muito estimulada pelo marido, que também já foi militar. Ela disse que conheceu o processo seletivo e a EPCAR em São Paulo (SP), onde estava residindo para realizar estudos. “Meu marido é ex-militar e me ensinou muitas coisas que me ajudaram muito aqui dentro. Com certeza é muito gratificante perceber que o esforço que a gente empenhou, não apenas no estágio, mas o esforço anterior, de preparação e de estudo, é condecorado com essa premiação. A FAB e a EPCAR podem esperar muita dedicação e empenho, porque hoje me sinto muito orgulhosa em fazer da Força Aérea”, concluiu.

Dos dezessete concludentes da primeira fase do estágio, onze atuarão como docentes na EPCAR. Também concluíram este momento, militares como formações em medicina, ciências contábeis, engenharia civil e elétrica, psicologia educacional e pedagogia, sendo que esta última atuará no Colégio Militar de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Em suas palavras, o Major-Brigadeiro Mrad destacou o orgulho que cada um dos componentes devem ostentar, todos os dias, por fazer parte da Força Aérea Brasileira (FAB), conduzindo cada uma de suas ações para que a missão principal da Instituição seja cumprida. “Tenham em mente que, a partir de hoje, o trinômio defender, controlar e integrar deve servir como inspiração diária para cada decisão a ser tomada, simplesmente pelo fato de sintetizar, com extrema exatidão, o motiva da existência da FAB como Instituição permanente do estado brasileiro. Gostaria de ressaltar o compromisso destinado a todos os oficiais da Força Aérea, que prestaram perante a Bandeira Nacional e pela própria honra. Com esse ato, tem início uma fascinante e gratificante carreira, que exigirá muita dedicação, profissionalismo, comprometimento e, em situações específicas, certa dose de sacrifício”, discursou o oficial-general, que até o mês de agosto de 2021 ocupava o cargo de Diretor de Ensino da Aeronáutica.

Encerrando a solenidade, além do desfile de despedida, os novos Aspirantes a Oficial da Força Aérea Brasileira, integrantes da Turma Albatroz, entoaram seu grito de guerra. Agora, eles se apresentarão nos diversos setores da Guarnição para o início das atividades relativas a suas formações profissionais.

 

ENTREGA DE CERTIFICADOS

Na manhã de terça-feira (21/12), no auditório da EPCAR, os componentes da Turma Albatroz participaram da solenidade militar de entrega de certificados de conclusão da primeira fase do estágio. Também presidida pelo Major-Brigadeiro Mrad, a solenidade marcou a premiação à primeira colocada do curso, ao destaque do Teste de Aptidão do Condicionamento Físico (TACF) e àquele que foi eleito pela turma e pelos instrutores como militar padrão. Todos os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro, assistiram a exibição de um vídeo em homenagem à turma e presenciaram militares da equipe de coordenação e autoridades sendo homenageados.

A oradora da turma foi a Aspirante a Oficial Talita Pagotto Marciano. Em seu discurso, a militar destacou os vários sentimentos dos integrantes da turma vividos em toda essa fase do estágio, as dificuldades, os crescimentos e a vitória, coletiva e individual, que é sentida por cada um após o término desse período de grande aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional. “Fortalecidos, doutrinados, forjados e com sentimento de dever cumprido. Nada foi fácil, mas conseguimos chegar até aqui e este é o fruto do nosso esforço. Portanto, tenhamos sempre em nós essa força de vontade e persistência que nos trouxeram até este momento”, proclamou a oradora.

“Satisfação e orgulho são as palavras que pressupõe essa conquista de vocês. Satisfação minha, de cada integrante da Guarnição de Barbacena e de cada um dos instrutores. Satisfação por vê-los envergando essa farda e por tanto brilho no olhar e tanto orgulho que percebemos claramente em cada um. O orgulho vem do pertencimento, do vestir o azul, de fazer parte de uma instituição que possui mais de oitenta anos e que prima por ser exemplar e ser referência no seio da sociedade brasileira. Tenham resiliência, acima de tudo! Parabéns pela conquista! Incomensurável conquista! Estamos muito felizes por vocês e a Força Aérea Brasileira está engrandecida por esta conquista”, disse o Comandante da EPCAR, Brigadeiro Daniel, direcionando suas palavras aos Aspirantes a Oficial que receberam os certificados de conclusão do estágio.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

GRADUADO-MÁSTER E COMANDANTE DO CORPO DE ALUNOS ASSUMEM FUNÇÃO NA GUARNAE-BQ