Dom Geraldo será velado e sepultado em Porto Firme; confira horários das solenidades fúnebres

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

O velório de Dom Geraldo de Souza Rodrigues ocorre nesta segunda-feira (14/04) em Porto Firme, na Região Geográfica Imediata (RGI) de Conselheiro Lafaiete, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. A previsão de chegada do féretro será às 17h, seguido de uma Missa.

Na terça-feira, dia 15 de abril, teremos os seguintes horários de Missas: 8h, 11h, 15h e 19h (todas na Matriz).

Na quarta-feira, dia 16 de abril, terá a Missa às 7h e às 9h30 a Santa Missa com Exéquias, seguido do sepultamento no Cemitério local.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo estava passando por um tratamento de saúde após ser diagnosticado com câncer nos rins. Ele estava internado na capital mineira há algumas semanas em tratamento, onde faleceu na noite desse domingo.

A Arquidiocese de Mariana, pela oração, renova sua solidariedade e proximidade fraterna com os familiares de Dom Geraldo e a Diocese de Januária, e a todos que conviveram com ele e se beneficiaram de seu sacerdócio. A plena comunhão de vida e amor com Deus na eternidade seja a recompensa desse fiel servidor do Reino de Deus (cf. Mt 25,21).

Nota da Diocese de Januária

A Diocese de Januária por meio do Vigário Geral, Mons. Natelson Alkmim Coutinho, e do Assessor de Comunicação, Rodrigo Pacheco, divulgaram uma nota com as informações sobre o velório e sepultamento:

Informações sobre o velório e sepultamento de Dom Geraldo

Como informado em nota anterior, nosso Bispo Diocesano veio a falecer na noite de ontem (domingo) e estamos em oração pelo seu descanso em Cristo.

Atendendo ao desejo dos familiares, comunicamos que o velório e o sepultamento ocorrerão na terra natal de Dom Geraldo, em Porto Firme – MG. O velório terá início hoje às 16h na Igreja Matriz de Porto Firme onde o corpo permanecerá até quarta-feira (16/04) para a Missa Exequial as 09h30min. Após a Santa Missa o corpo será levado ao cemitério local para o sepultamento as 11h.

Além disso, hoje, segunda-feira (14/04), será celebrada na Catedral de Januária uma missa em sufrágio de Dom Geraldo, às 19h.

Agradecemos a compreensão e oração de nossos sacerdotes, diáconos, religiosos (as) e de todo povo de Deus de nossa Diocese neste momento de pesar.

Dom Airton José dos Santos emite Nota de Condolências pelo falecimento de Dom Geraldo

Nota de Condolências pelo falecimento do Dom Geraldo de Souza Rodrigues

A Arquidiocese de Mariana, na pessoa de seu Arcebispo, Dom Airton José dos Santos se une, em oração aos fiéis da Diocese de Januária e aos familiares do Dom Geraldo de Souza Rodrigues que na noite de ontem, (Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – 13/04) receberam, com pesar, a notícia do seu falecimento.

Dom Geraldo nasceu em 24 de outubro de 1963 em Porto Firme – MG. Foi ordenado Presbítero no dia 20 de maio de 1988 e Bispo no dia 27 de janeiro de 2024 em Porto Firme – MG. Em sua trajetória presbiteral, desempenhou as seguintes funções: Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em Diogo de Vasconcelos, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês em Mercês (1989); Pároco da Paróquia São Sebastião em Itabirito (1998), Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete (2005), Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração (2008), Vigário Episcopal da Região Oeste da Arquidiocese de Mariana (2007), Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Brotas em Entre Rios de Minas (2011), Assessor Arquidiocesano da Catequese (2014), Vigário Episcopal da Região Oeste da Arquidiocese de Mariana (2016), Pároco da Paróquia São José em Paula Cândido (2019), Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Viçosa (2021), Representante Arquidiocesano dos Presbíteros, Vigário Forâneo em Rio Pomba e Ouro Preto, foi Vigário Episcopal da Região Norte da Arquidiocese de Mariana, foi membro do Colégio de Consultores de nossa Arquidiocese de Mariana e no dia 25 de outubro de 2023 foi nomeado V Bispo da Diocese de Januária, tendo sido ordenado Bispo em Porto Firme, no dia 27 de janeiro de 2024 e tomou posse canônica da Diocese de Januária no dia 03 de fevereiro de 2024. Seu lema Episcopal era: “Tui sunt, et eos mihi dedisti” (São teus e os destes a mim – Cf. Jo 17,6).

No exercício do ministério Sacerdotal e Episcopal foi zeloso e dedicado no serviço ao Reino de Deus e cumpriu com nobreza e maestria sua missão de Sacerdote. Homem de rara humildade, simplicidade e de profundo amor à Igreja. Prezava muito pela comunhão com seus irmãos presbíteros e ao longo de sua trajetória acolheu muitos irmãos presbíteros mais novos como vigários e colaboradores.

O corpo do Dom Geraldo será velado a partir de hoje (segunda-feira 14/04) a partir das 17h em Porto Firme, sua terra natal. Na terça-feira (15/04) haverá missas nos horários de 8h, 11h, 15h e 19h, todas na Matriz na quarta-feira (16/04) haverá Missa às 7h e a última Missa será celebrada às 9:30 com a última encomendação, seguida de sepultamento no cemitério local.

A Arquidiocese de Mariana, pela oração, manifesta sua solidariedade e proximidade fraterna com os familiares de Dom Geraldo de Souza Rodrigues, aos fiéis da Diocese de Januária, e a todos que conviveram com ele e se beneficiaram de seu sacerdócio e episcopado. A plena comunhão de vida e amor com Deus na eternidade seja a recompensa desse fiel servidor do Reino de Deus (cf. Mt 25,21).

Com informações: Arquidiocese de Mariana.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes