Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Eleições 2022: novo modelo de urna eletrônica chega a Barbacena

Veja o que mudou e como será o processo.

O cartório eleitoral de Barbacena recebeu nesta semana as urnas eletrônicas para as Eleições 2022. Ao todo, o município recebeu 348 equipamentos, sendo que 321 vão ser usados nas seções eleitorais e outros 27 de reserva.

Segundo o chefe do cartório, Eduardo Laguardia, a urna agora utiliza a linguagem de libras para aquele eleitor que tem dificuldades ou problemas auditivos.

“Outra questão importante é que a segurança aumentou devido o processo de configuração da criptografia, que foi inclusive testada e aprovada ao Inmetro. É a primeira vez que esse modelo será usado, apesar de ser de 2020”, explicou.

Agora, as urnas passarão por simulados para as Eleições 2022.

 

Urna eletrônica modelo UE2020

A nova urna tem um visual um pouco diferente dos modelos anteriores. O teclado fica abaixo da tela, e não mais ao lado. A tela conta com maior qualidade de vídeo, o que melhora a visualização de informações e fotos para o eleitor.

Além disso, o terminal do mesário não tem mais teclado físico. Na nova urna, ele tem tela sensível ao toque (touchscreen), como em smartphones.

Quanto ao funcionamento da nova urna eletrônica, o processador é 18 vezes mais rápido que o modelo anterior, e a bateria terá duração por toda a vida útil da urna (10 a 12 anos), o que vai reduzir os custos de manutenção.

O modelo UE2020 conta com algoritmo criptográfico dos mais apurados atualmente disponíveis e tem certificação pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil).

Um laboratório certificado pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas (Inmetro) fez uma avaliação do programa embarcado e do código-fonte e verificou que eles atendem plenamente aos requisitos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

 

O que não muda?

A nova urna eletrônica é mais ágil e segura, mas várias características da urna e do sistema eletrônico de votação, já disponíveis anteriormente, foram mantidas, garantindo a segurança do processo eleitoral.

-As urnas eletrônicas não se conectam a nenhum tipo de rede, internet ou bluetooth;

-Uso do que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumo digitais, garantindo que somente o sistema e programas desenvolvidos pelo TSE e certificados pela Justiça Eleitoral (JE) sejam executados nos equipamentos;

-Possibilidade de auditoria das urnas, antes, durante e após a votação, pelos partidos e instituições fiscalizadoras que integram a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e pela sociedade em geral;

-Impressão da zerésima (comprovante que mostra que, no início da votação, não há voto registrado na urna para nenhuma candidatura);

-Emissão dos Boletins de Urna (BUs) logo após o término da votação, com a distribuição de cópias aos partidos e a afixação do BU em cada seção eleitoral para quem quiser comparar com os dados divulgados no Portal do TSE;

-As urnas continuam contando com o Registro Digital do Voto (RDV). Nele, as informações sobre os votos são embaralhadas em uma tabela que assegura o sigilo da votação.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto: Robson Panzera/G1.

Leia também:

BARBACENA PROMOVE II EXPANDIR EMPRESARIAL: EVENTO ACONTECE ENTRES OS DIAS 23 E 24 DE AGOSTO