Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Em Barbacena: Comandante da EPCAR recebe maior condecoração dos escoteiros

Dentro da Parada Diária do Corpo de Alunos da EPCAR, o Comandante da Escola recebeu homenagens dos escoteiros Guardiões da Mantiqueira. Militares foram apresentados oficialmente e homenageados por se despedirem do serviço ativo.

Dentro da Parada Diária do Corpo de Alunos (CA) da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), realizada no início da tarde de sexta-feira (13), o Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, recebeu a Medalha de Gratidão – Grau Ouro, condecoração máxima dos Escoteiros que foi concedida à instituição e o Troféu Amigo dos Escoteiros, oferecido ao militar, além de outros itens inerentes ao escotismo. Nesta mesma oportunidade, foi realizada a apresentação de militares que se recentemente iniciaram suas atividades na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e de militares que estão se despedindo do serviço ativo da Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia militar contou com a presença de oficiais do CA e dos discentes da Nascente do Poder Aéreo, componentes dos esquadrões Sabre, Anhur e Hércules.

Criado no ano de 2017, o Grupo Escoteiro do Ar Guardião da Mantiqueira é filiado à União dos Escoteiros do Brasil e é membro oficial da Organização Mundial do Movimento de Escoteiro, atuando com o propósito de contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades. O Diretor-Presidente Giovanni Tarcísio de Souza destacou que desde a década de 80 a EPCAR sempre foi uma parceira diferenciada do movimento e que, desde a fundação do Guardião da Mantiqueira, se manteve sempre presente e apoiando o escotismo local. “Em 2019, a EPCAR participou junto com este Grupo Escoteiro da primeira fase do projeto da reserva ambiental da Sericícola, evento histórico e de grande relevância para Barbacena. Portanto, por oferecem e apoiarem o escotismo brasileiro desde os anos 80, com excelência, espírito patriótico e dedicação à boa formação da juventude, consideramos altamente apropriada a condecoração máxima de Gratidão Ouro que podemos solicitar no momento para esta importantíssima unidade militar da FAB sediada em Barbacena, bem como seu Comandante, que é por nós considerado “Amigo dos Escoteiros”. Além disso, temos militares, filhos e esposas dos mesmos que atuam como membros juvenis ou como voluntários em nosso Grupo, demonstrando assim a grande sintonia entre as Unidades da Aeronáutica situadas em Barbacena e o Movimento Escoteiro”, enalteceu.

“Gostaria de agradecer a presença do Diretor-Presidente do Grupo de Escoteiros Guardião da Mantiqueira e fico sinceramente agradecido e orgulhoso dessa comenda a mim conferida. Infelizmente a pandemia não nos permitiu maiores interações, mas na verdade as portas sempre estiveram e sempre estarão abertas. Nós temos uma área muito comum de atuação, tanto os escoteiros quanto esta Escola: nós formamos cidadãos, com base em valores que são muito caros à sociedade. Isso é o que nos une! Estou tendo hoje a felicidade de representar não apenas a EPCAR, mas toda a Força Aérea”, disse o Comandante da EPCAR sobre as condecorações recebidas. Em relação aos militares homenageados, o oficial-general também destacou a importância dos que chegam para a manutenção das atividades e daqueles que saem, por contribuírem na construção da história da instituição. “Aos militares que aqui chegam, damos as boas-vindas, em nome de todo o efetivo da Escola e temos a certeza de que nos ajudarão em nossa missão. Já aos militares que se despedem, agradeço imensamente a dedicação de todos durante o tempo que permaneceram aqui na EPCAR e na Força Aérea, dedicando grande parte de sua vida a nossa atividade do dia a dia. Hoje nos despedimos de excelentes profissionais, mas sabemos que a vida nos reserva vários destinos e nos dá a possibilidade de sermos felizes em diferentes circunstâncias. Certamente, é isso que acontecerá com cada um de vocês”, disse o Brigadeiro Silva Mendes durante a solenidade.

DESPEDIDA E APRESENTAÇÃO DE MILITARES

Nesta mesma solenidade, também aconteceu a apresentação oficial de militares que recentemente se incorporaram ao efetivo da GUARNAE-BQ, da mesma forma que foram homenageados a Tenente Erlaine Aparecida Januário, o Tenente Emerson Ferreira de Assis e o Suboficial Wellington das Neves Siqueira. Estes militares se despediram de suas atividades no serviço ativo no Comando da Aeronáutica (COMAER).

O Suboficial Wellington iniciou sua vida militar no ano de 1991 e, após trinta anos de serviços prestados, destacou os grandes aprendizados, as amizades conquistadas e momentos vividos que serão lembrados para sempre. Já a Tenente Januário, que atuou na Seção de Comunicação Social (SCS) da EPCAR e era docente em história, destacou que por muitas vezes atuou em momentos de homenagens a vários militares e civis, nas mais diversas circunstâncias e que, hoje, é ela quem está recebendo esta honraria. A militar desempenhou de forma destacada seus trabalhos no magistério e, principalmente, na catalogação dos fatos históricos da Organização Militar. “Para mim foi uma satisfação, um enaltecimento e, por conseguinte, uma honra. Satisfação pelos anos de trabalho no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e junto à Comunicação Social. Enaltecida por ter junto à SCS ajudado em tantas despedidas de integrantes do efetivo e na recepção de autoridades. E, por fim, uma honra por hoje receber o reconhecimento e o carinho de toda a EPCAR”, finalizou.

MEDALHA DE GRATIDÃO

Criada por proposta de nove federações estaduais da Confederação Brasileira dos Escoteiros de Terra em 1947, a concessão da Medalha de Gratidão foi definida no regulamento técnico da UEB em 1952 e não sofreu alterações significativas desde então. Concedida a pessoas, associadas ou não da UEB, Grupos Escoteiros, Seções Escoteiras Autônomas ou entidades que tenham prestado grandes e comprovados serviços a órgãos ou ao Movimento Escoteiro em geral. A Medalha de Gratidão pode ser concedida nos graus bronze, prata e ouro, em sinal de agradecimento pelos serviços prestados em qualquer nível.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

INTEGRANTES DA PRIMEIRA BANDA DE MÚSICA DA EPCAR VISITAM NOVAS INSTALAÇÕES