Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Em Barbacena:  Escola Preparatória de Cadetes do Ar terá novo Comandante

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), terá um novo Comandante a partir do dia 24 de agosto de 2021: o Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça. A cerimônia militar de passagem de cargo está prevista para ocorrer às 10h 30min e contará com a presença do novo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira, que presidirá o ato de passagem. A solenidade não terá a presença de público e convidados, respeitando-se os protocolos previstos para o atual momento de pandemia.

Após dezoito meses à frente da EPCAR, o Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes seguirá para a capital federal, Brasília, onde atuará no Ministério da Defesa. Antecedendo a solenidade militar de passagem de cargo de Comandante, no Salão Nobre da Escola, haverá o descerramento da fotografia do comandante substituído na galeria de Comandantes da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a Escola Preparatória. O oficial-general deixa o Comando da EPCAR sendo elogiado por seus superiores, principalmente na condução e liderança das atividades da instituição militar frente a COVID-19, destacando-se que os protocolos adotados no quartel foram objeto de referência para diversas escolas de formação da Aeronáutica e também da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. O Brigadeiro Silva Mendes também teve destacado entrosamento com as autoridades e instituições da cidade, mesmo com a atual situação pandêmica, sendo homenageado pelos Escoteiros, Prefeitura Municipal e pela 13ª Região de Polícia Militar, além de atuar diretamente nas campanhas sociais da Escola.

passagem-de-comando-na-epcar-barbacena-02

Natural do Rio de Janeiro (RJ), o Coronel Daniel retorna a Barbacena após exatas duas décadas, visto que serviu na EPCAR entre os anos de 1997 e 2001, onde exerceu funções no Corpo de Alunos (CA) e no Comando, destacando-se o cargo de Ajudante de Ordem do Comandante. Ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em março de 1987, aqui na EPCAR e, após 34 anos de serviço ativo e já indicado para a promoção a Brigadeiro do Ar, o oficial deixou o cargo de Adido do Exército e Aeronáutico, junto à Representação Diplomática do Brasil na República Portuguesa, com sede em Lisboa, para comandar a unidade que conta com a tropa mais jovem da Força Aérea. Piloto da aviação de transporte, o militar atuou também em missões de busca e salvamento e já comandou unidades como o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) e a Base Aérea de Campo Grande (BACG), ambas no Mato Grosso do Sul (MS).

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

GUARNAE-BQ ENCERRA CAMPANHA “AERONÁUTICA SOLIDÁRIA” EM BARBACENA