Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Secretário de Cultura de MG anuncia a realização do 1º Congresso da Mineiridade

Em visita à Trilha dos Inconfidentes realizada nesta segunda-feira (21), em São Tiago, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, anunciou a criação do Congresso da Mineiridade. “Será aqui, região do marco do Bicentenário, o 1º Congresso da Mineiridade, com parceria do Sebrae e participação de todos os gestores de cultura e turismo. Vamos refletir sobre o bem receber e a mineiridade, que é o nosso principal atrativo”, anunciou Leônidas.

A expectativa é que o 1º Congresso da Mineiridade seja realizado ainda no primeiro semestre de 2022, com a reunião de todo o estado e com a presença de todas as Instâncias de Governança Regional do estado de Minas Gerais.

O gestor da Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, comentou sobre a escolha da região para sediar o Congresso. “A força do turismo regional de nosso circuito, com a importância histórica, gastronômica e cultural de nossas cidades, contribui para que a trilha dos Inconfidentes se destaque no cenário turístico regional. O nosso potencial é enorme e o estado sabe dessa importância, por isso, vamos sediar com muito orgulho um evento que remete à Mineiridade”.

O café em São Tiago, Capital Mineira do Café com Biscoito, também foi marcado pelo lançamento do ‘Programa Reviva – Tô na Trilha, Tô em Minas.’ Com a presença de membros da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Estiveram presentes o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; o secretário de Estado Adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Silviano Brandão; a subsecretária de Estado de Turismo, Milena Pedrosa; o presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto, Jefferson Fonseca; e o presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Sérgio Reis. Além dos representantes das cidades que fazem parte da Trilha dos Inconfidentes.

 

Trilha dos Inconfidentes (Instância de Governança Regional- IGR)

Fundado em 28 de agosto de 2000, o nome se deu em função da história da região ligada aos Inconfidentes Mineiros. As cidades que abrangem o Circuito fazem parte da história da independência do país. Ao todo, 26 municípios fazem parte da entidade. São eles: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carandaí, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes. As características da região proporcionam uma infinidade de atrativos que vão desde passeios históricos, passando pelo ecoturismo,o turismo de aventura, turismo rural e tendo a cozinha mineira como principal elo entre os atrativos.

 

Reviva Turismo

O programa Reviva Turismo foi criado em maio de 2021 para impulsionar a retomada gradual e segura das atividades turísticas, com base em quatro eixos: biossegurança, estruturação, capacitação e marketing do destino Minas Gerais.

De acordo com o Governo Estadual, um dos principais objetivos do programa é resgatar o setor, um dos mais prejudicados pela crise em função da pandemia de covid-19, e estimular toda sua cadeia produtiva, que envolve oficialmente 15 segmentos econômicos, segundo critérios do Ministério do Turismo. A meta é que o Turismo gere 100 mil empregos até o final deste ano, colocando Minas entre os três principais destinos do país.

A Trilha dos Inconfidentes foi contemplada pelo Reviva Turismo em dois projetos: “Tô na Trilha, Tô em Minas” e “Tô na Trilha, Negócios”, projetos que irão promover e dar mais visibilidade às cidades do circuito, tendo como eixos de trabalho a biossegurança dos roteiros existentes, fortalecimento da estruturação turística das cidades, capacitação do pessoal que trabalha com turismo e marketing do destino Trilha dos Inconfidentes. Até o mês de junho, as ações impulsionadas pelo programa estadual vão passar pela Rota do Queijo, Rota das Estações, Caminhos de São Tiago e Raízes da Marcha, passando em todos os nossos 26 municípios. Percorrendo as múltiplas potencialidades turísticas de Minas Gerais – paisagens naturais e urbanas exuberantes; a singular cozinha mineira; concentração de patrimônios históricos, culturais e da humanidade e toda a mineiridade representada pelo povo acolhedor de nossas cidades.

A estruturação do programa acontece em consonância com o plano Minas Consciente e com as tendências mundiais para o Turismo no atual cenário, que envolvem a busca por atividades ao ar livre e turismo de natureza, de aventura, rural, cultural e de experiências, tudo dentro dos protocolos de segurança exigidos pelo estado.

Contatos:

Gestor do Circuito| (32) 9 8888-8011 –Marcus Januário| gestor.trilha@gmail.com

Direção do Projeto Reviva| (32) 9 9976-9285 – Adriano Margotti| tonatrilhaapp@gmail.com

Assessoria de Imprensa| (32) 9 9994-1263 – Vanuza Resende| comunicacao.trilha@gmail.com

Fonte: Divulgação.

Leia também:

LÍDERES COMUNITÁRIOS DO SANTO ANTÔNIO E VEREADOR PAULINHO DO GÁS CONVERSAM SOBRE MELHORIAS NA UBS