Os alunos do Colégio Militar de Juiz de Fora tiveram a oportunidade de acompanhar a rotina dos alunos do CPCAR e conhecer a estrutura física, militar e acadêmica da Nascente do Poder Aéreo
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena, recebeu alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF), nesta quarta-feira (09/10), para uma visita pedagógica. A comitiva foi recepcionada pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, que ministrou uma breve apresentação sobre a história, a missão, e as atividades militares e pedagógicas que são desenvolvidas na Nascente do Poder Aéreo.
Estiveram presentes o Comandante do CMJF, Coronel de Material Bélico Rodrigo Bordeaux Mattos, o Chefe da Divisão de Ensino da EPCAR, Coronel Aviador Áron-Luís Martins da Silva, o Comandante do Corpo de Alunos do CMJF, Tenente-Coronel de Infantaria Davidson Geraldo Lopes Cardoso, o Comandante do Corpo de Alunos da EPCAR, Tenente-Coronel Aviador Marcelo José da Paz Junior, além de militares do efetivo da Guarnição Aeronáutica de Barbacena (Guarnae-BQ).
A visita da comitiva, composta por oficiais, graduados e alunos, faz parte do calendário escolar do Colégio e, além do intercâmbio, visa a incentivar os alunos para que possam conhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas militares e despertar o interesse em ingressar nas Forças Armadas.
No período matutino, os visitantes passaram pelas instalações da Organização Militar e assistiram a Parada Diária do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), momento onde é realizada a passagem de serviço dos alunos. Para o Coronel de Material Bélico Bordeaux essa visita, anualmente, proporciona um incentivo aos alunos para ingresso no Curso Preparatório de Cadetes do Ar. “Nosso principal objetivo é trazer as turmas que já estejam na faixa etária de realização do Exame de Admissão para que conheçam, in loco, a missão e a doutrina que são aplicadas nessa renomada instituição de ensino da Força Aérea”, destacou.
O aluno Pedro Augusto de Almeida Miranda, que está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, afirmou que foi importante entender a história da EPCAR e conhecer de perto sua estrutura de ensino e instalações. “Com esta visita tivemos outra visão sobre as diversas atividades desempenhadas aqui. Acompanhar a rotina dos alunos foi importante para conhecermos um pouco da carreira militar, e ajudou para decidirmos sobre o nosso futuro”, resumiu.
No encerramento, o Brigadeiro do Ar André Luiz, aluno do Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH) entre 1984 e 1987, reafirmou sua admiração pelo Colégio Militar e destacou que é uma oportunidade única para que os alunos conheçam como se inicia a preparação dos futuros líderes da Força Aérea Brasileira (FAB).
Com informações: EPCAR.