Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Equipe barbacenense vai disputar o Campeonato Mundial de Robótica

Equipe Robozeus foi classificada no Festival Nacional de Robótica para o Mundial que acontece em agosto

Muito além das expectativas – Assim foi a participação da equipe barbacenense do SESI no Festival Nacional de Robótica realizado no final do mês de maio em São Paulo, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera.

A equipe que partiu de Barbacena em abril com a meta de se classificar para o Nacional de Robótica foi muito além: ganhou o primeiro lugar na categoria Core Values do campeonato estadual e foi uma das seis equipes mineiras classificadas para o Nacional.

Ao chegar ao São Paulo, com um projeto totalmente inovador para resfriamento no transporte de cargas vivas, a RoboZeus mais uma vez brilhou nas salas de apresentação e com resultados que foram acima das expectativas dos jurados, dentre 100 equipes participantes, sagrou-se classificada para a disputa do Mundial que será sediado neste ano no Brasil, acontecendo entre os dias 5 e 7 de agosto no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

O Mundial vai reunir as melhores equipes internacionais na FLL – First Lego League, e Barbacena, Minas Gerais e o Brasil estarão representados pela equipe RoboZeus do Sesi Barbacena.

 

SOBRE A ROBOZEUS

A equipe de robótica Robozeus foi criada em 2013 no Sesi Barbacena com a participação de alunos dos 11 aos 16 anos. A equipe tem o time modificado anualmente à medida que seus componentes completam 16 anos, idade limite para as competições da FLL – First Lego League.

Com a gestão do Sesi Barbacena e comandada pelas técnicas Denise Cristina Pires de Mendonça Sabino e Giselle Gabriela de Assis Garcia, a equipe Robozeus é atualmente formada por Leonardo Cursio Miranda, Pedro Sanches Bergamasquini, Helena Pereira Duque Estrada Galego, Valentina Ferreira de Oliveira Santos, Bernardo Siqueira de Castro, Pedro Gazinelli de Oliveira Lima, Manuela Paiva e Silva e Gustavo Luiz Damasceno Rezende. Participam ainda da equipe os mentores Daniel Calixto, Lucas Dutra Cardoso e Marina Boratto.

 

SOBRE O PROJETO DE INOVAÇÃO DA ROBOZEUS

Neste ano em que o tema da FLL foi o Cargo Connect, que destacou soluções inovadoras para o transporte, a Robozeus, preocupada com as causas animais, buscou criar um projeto que fizesse com que o transporte de cargas vivas fosse menos estressante para os animais. Dai surgiu o DART, um equipamento criado para o resfriamento das cargas vivas durante seu transporte, o que diminuirá o estresse dos animais, as mortes durante o transporte e por fim a melhoria inclusive na qualidade final da carne.

O DART foi confeccionado pela equipe Robozeus após várias pesquisas, e foi testado num caminhão de transporte de carga da empresa Rivelli, que acabou tornando-se uma das admiradoras e apoiadoras do projeto de inovação da Robozeus.

Nas salas de apresentação, em São Paulo, os jurados do campeonato nacional ficaram impactados com a criatividade do projeto que alcançou nota máxima – muito acima das expectativas – principalmente porque não há nada parecido no mercado, o que configura um importante projeto de inovação, uma das categorias avaliadas pelo Nacional de Robótica.

Acompanhe a equipe Robozeus em suas redes sociais: @robozeu_oficial

Com informações: Kátia Cilene/foto: Divulgação-Sesi.

Leia também:

MARIA FUMAÇA QUE LIGA SJDR A TIRADENTES TERÁ PASSEIOS DE QUARTA A DOMINGO DURANTE AS FÉRIAS