Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Escola Preparatória de Cadetes do Ar forma oito novos aspirantes a oficial

Os novos aspirantes a oficial encerraram a primeira fase do Estágio e agora atuarão no Esquadrão de Saúde de Barbacena

Na manhã desta sexta-feira (11/06), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar realizou solenidade militar de conclusão da Primeira Fase do Estágio de Adaptação e Serviço 2021 (EAS) de oito militares aspirantes a oficiais, em Barbacena (MG). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes e contou apenas com a presença de autoridades representantes das Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), do Graduado-Master Suboficial Celeste José Discaciatti e da equipe de instrutores do Estágio. Todos os procedimentos de segurança sanitária foram adotados devido ao atual momento de pandemia que encontra-se instalado também na região em que a cidade está situada.

epcar-forma-novos-aspirantes-a-oficial-em-barbacena-mg-07

Primeiro colocado do Estágio, o aspirante Josué Monteiro Pereira recebeu sua espada das mãos do Brigadeiro Silva Mendes e externou toda a sua alegria pela conclusão, destacando que todos os ensinamentos adquiridos na caserna serão levados por toda a vida e que este momento representa a realização de um desejo pessoal. “Sou natural aqui de Barbacena e vemos que há uma forte ligação da EPCAR com a cidade. Desde pequeno sempre convivi com atividades relacionadas a Escola e quando estava com a idade permitida, prestei o concurso para ingresso como Aluno da Escola, optando, posteriormente, pela graduação em medicina. Aí, veio esta oportunidade de servir aqui como médico, através do EAS e resolvi aproveitar a oportunidade e realizar este desejo. Posso dizer que evoluí muito na capacidade de organização e na otimização do uso do tempo, que são características que levarei por toda a vida, vencendo todos os medos e desafios que são postos pela vida militar, desenvolvendo melhor o meu autocontrole”, afirmou o militar, que é médico generalista.

“A partir deste dia a EPCAR faz parte de suas histórias de vida, ao mesmo tempo em que se orgulha de entregar à Força Aérea Brasileira oito novos aspirantes a oficial. No dia de hoje todos vocês assumem um compromisso com a Pátria, a Nação e a instituição Força Aérea Brasileira. Compromisso esse carregado de enormes responsabilidades. Não tenham dúvida de que os momentos que viverão nesta instituição será motivo de orgulho por estarem contribuindo com a formação dos futuros oficiais aviadores da FAB. Por isso, honrem todos os momentos de sacrifícios que vocês tiveram que superar para chegarem até este dia, dedicando-se inteiramente ao serviço da Pátria. Diante de tantos desafios que enfrentarão, esforcem-se para que a chama do entusiasmo, vibração e dinamismo na busca pelo aperfeiçoamento se mantenha sempre acesa. A Força Aérea deposita muita confiança em cada um dos senhores”, disse o Comandante da EPCAR em seu discurso direcionado aos formandos, durante a solenidade militar que marcou a entrega das espadas aos formandos que realizaram o compromisso e o desfile em continência à Bandeira Nacional. São oito novos militares que atuarão no Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), em especialidades médicas e de odontologia.

ENTREGA DE CERTIFICADOS

epcar-forma-novos-aspirantes-a-oficial-em-barbacena-mg-12

Na quinta-feira (10/06), ocorreu a cerimônia de entrega de Certificados de Conclusão da Primeira Fase do Estágio de Adaptação e Serviço de 2021, da turma Crotalus, nome escolhido pelos integrantes da turma. A solenidade também foi presidida pelo Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, que, na ocasião, destacou a dedicação dos integrantes no período de preparação e o trabalho dedicado dos instrutores. “Todos nós, independente de qual organização militar tenha servido, passamos em algum momento na nossa carreira, pelos momentos que vocês estão passando agora, pelos momentos que vocês passaram durante o curso, de dificuldades e de sacrifícios. Estes são os valores que nós aprendemos e praticamos aqui. Esta é a característica de nossa Instituição e é muito interessante porque nós formamos o nosso pessoal. Nós nos formamos! Hoje vocês recebem todos estes valores e, em breve, estarão os repassando a novos militares que ingressarão nas próximas turmas”, enfatizou o oficial-general.

epcar-forma-novos-aspirantes-a-oficial-em-barbacena-mg-11

Durante a cerimônia de entrega de certificados, também foram entregues homenagens a autoridades e ao instrutor homenageado, além dos prêmios ao estagiário primeiro colocado e ao destaque militar. A aspirante a oficial Helena Teixeira do Amaral foi a oradora da solenidade e também eleita como destaque militar da turma. Em seu discurso, enalteceu a vitória obtida por cada um, apesar de todas as restrições impostas pela pandemia, inclusive, com a interrupção do Estágio por um período e o importante trabalho e exemplo apresentado pelos instrutores. “Tivemos uma pedra no nosso caminho com a interrupção de dois meses do Estágio. Ao retomar o EAS, vivemos a maior experiência das nossas vidas: o Exercício de Campanha. Aprendemos que o militar lidera pelo exemplo. A nossa evolução é mérito da coordenação e da competente equipe de instrutores. Em nome da turma Crotalus, posso dizer: estamos prontos!”, enalteceu.

O ESTÁGIO

O Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) teve início no dia 25 de fevereiro de 2021 e, durante o estágio, os integrantes da turma Crotalus estiveram submetidos a um período de intensa adaptação à vida militar, aos valores de hierarquia e disciplina insculpidos de modo a propiciar a compreensão e valorização dos elementos basilares, pilares norteadores da vida castrense. Foram ministradas instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, por exemplo, além de aulas teóricas para conhecimento dos regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER). Logo nas primeiras semanas de instrução militar, foram ministradas disciplinas elementares contidas no currículo mínimo, bem como introduzidos os preceitos de liderança e responsabilidade, com vistas ao futuro desempenho das funções como oficial da Força Aérea Brasileira (FAB).

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

RECONHECIMENTO; OFICIAIS DA EPCAR SÃO DESTAQUES NACIONAIS NAS MÍDIAS SOCIAIS DA FAB