Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Basta chegar o começo de ano  para que vídeos  que se toraram viral nas redes sociais em anos anteriores voltam a chamar a atenção para um possível golpe no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Para evitar possíveis fraudes em relação à cobrança do imposto, especialista  do ramo dá dica sobre como distinguir a cobrança real da indevida, que em  cada ano, eles vão mudando a forma de como aplicar o suposto golpe.

Fotografia: Januário Basílio

É importante destacar que o pagamento do imposto só pode ser realizado nas redes bancárias e somente com o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan), que aparece no documento do veículo. Lembrando ainda que, o documento que é enviado pelas secretarias de fazenda dos estados através de envelopes serve apenas como um lembrete para a data de pagamento.

Em caso de dúvida, recomenda-se que o contribuinte não deve fazer nenhum procedimento via correio, já que os documentos enviados desta forma são apenas avisos de vencimento. O ideal, nessa ocasião, é levar anotado o número da placa do veículo e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam)  em qualquer agência bancária.

A escala de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 em Minas Gerais, começa no dia 9 de janeiro, para os finais de placa 1 e 2. Os vencimentos da primeira parcela ou da cota única (com desconto de 3%) seguem nos dias 10 (finais de placa 3 e 4), 11 (5 e 6), 12 (7 e 8) e 13 (9 e 0). A escala se encerra em 15 de março.

Fotografia: Reprodução/internet