Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Espetáculo premiado “Vestido de Noiva” chega a São João del Rei

A peça foi sucesso de público e crítica e conta com uma atriz sanjoanense e um ator formado na UFSJ no elenco

Depois de circular pelos principais centros culturais do país e esgotar as bilheterias, o espetáculo “Vestido de Noiva”, do Grupo Oficcina Multimédia, chega a São João del Rei, dia 01 de maio, às 19h, no Teatro Municipal de São João del Rei pela programação da Mostra Tiradentes em Cena.

O texto é do renomado dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues e foi escrito em 1943. Em “Vestido de Noiva”, Nelson Rodrigues mescla realidade, memória e alucinação para contar a triste história de Alaíde. Após ser atropelada por um carro em alta velocidade, ela é hospitalizada em estado de choque. Na mesa de cirurgia, oscilando entre a vida e a morte, a mente de Alaíde tenta reconstruir sua própria história e, aos poucos, seus sonhos inconscientes e desejos mais inconfessáveis vêm à tona. Quem vai ajudá-la nesse processo é a enigmática Madame Clessi. Juntando as peças desse quebra-cabeça, ela conduz Alaíde na busca pela reconfiguração de sua própria identidade.

Uma das atrizes que vive a protagonista Alaíde é a sanjoanense Priscila Natany, sob a direção de Ione de Medeiros. O restante do elenco é formado por Camila Felix, Henrique Torres Mourão, Jonnatha Horta Fortes, Victor Velloso e Júnior de Carvalho, ator formado pelo curso de Teatro da UFSJ.

No palco, os seis atores se revezam nas cenas entre personagens masculinos e femininos, sem distinção de gênero. Além disso, um narrador em vídeo conduz a história e permite ao público ir conectando peças como num quebra-cabeça.

“A peça lida com o inconsciente e com a falta de uma ordem cronológica, o que nos desafiou a construir uma dinâmica de montagem que pudesse levar o público à compreensão destas camadas de acontecimentos e diálogos que se relacionam”, diz a diretora Ione de Medeiros.

O espetáculo foi indicado na categoria Destaque Nacional no Prêmio Shell, a maior premiação de teatro do Brasil e ganhou melhor direção no Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte. Os ingressos estão sendo vendidos de forma online pelo Sympla, a partir de R$10,00.  Para mais informações clique aqui.

 

Sobre o Grupo Oficcina Multimédia (GOM)

O Grupo Oficcina Multimédia, da Fundação de Educação Artística, foi criado em 1977 pelo compositor Rufo Herrera, no XI Festival de Inverno da UFMG. Sob a direção de Ione de Medeiros desde 1983, o grupo montou 24 espetáculos. Além de Ione de Medeiros, Jonnatha Horta Fortes e Henrique Mourão integram o GOM. Paralelamente à sua atividade teatral, o grupo realiza em Belo Horizonte (MG) eventos culturais como Bloomsday, Bienal dos Piores Poemas e Verão Arte Contemporânea – este último teve sua 15ª edição em 2023. Em julho de 2022, o GOM completou 45 anos de atuação cultural ininterrupta na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Neste ano, foram celebrados também os 40 anos de início da carreira de Ione de Medeiros como diretora teatral. Nessa trajetória, o GOM conquistou o respeito do público e participou de festivais nacionais e internacionais, como: 12° Festival Le Manifeste 2015, na França; Festival Internacional de Caracas, na Venezuela; 3º Festival do Teatro Brasileiro – Cena Mineira, em Brasília (DF); Festival Internacional de São José do Rio Preto/SP; 2º Circuito de Festivales Internacionales “El Teatro del Mundo en Argentina” e o Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH. Para mais detalhes sobre a trajetória do GOM, de Ione de Medeiros e a história de cada montagem, acesse aqui gratuitamente o livro digital “Grupo Oficcina Multimédia – 45 anos”, de Ione de Medeiros, lançado em 2023 pelo selo Lucias da SP Escola de Teatro.

Fonte: Divulgação/foto (crédito): Netun Lima.