Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Esquadrão de Saúde de Barbacena celebrou o Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica

Solenidade homenageou militares do efetivo

O Comando da Aeronáutica (COMAER) celebrou, em 02 de dezembro, o Dia de Criação do Serviço de Saúde da Aeronáutica. A data visa enaltecer o trabalho desta importante área que dá suporte para que a Força Aérea Brasileira (FAB) possa cumprir sua missão institucional. Na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), o serviço de saúde é prestado pelo Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e atende aos alunos que vivem em regime de internato na realização do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), dos militares ativos e inativos e de seus dependentes. Com cerca de 11 mil usuários aptos para atendimentos nas áreas médicas, odontológicas e fisioterápicas, o ES-BQ e realizou palestras, seminários e uma solenidade para celebrar a data.

O encerramento do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) neste ano de 2020 também incorporou as festividades do Dia da Saúde. O efetivo do Esquadrão de Saúde assistiu a uma palestra com o tema “comprometimento e coragem”, que foi ministrada pelo Graduado-Master da Guarnição. O militar explanou sobre as atividades de sua função dentro do organograma da GUARNAE-BQ e das diversas atribuições que lhe competem na condição de elo da tropa junto aos Comandos. “Mesmo em tempo de restrições sanitárias, podemos e devemos manter estes encontros no PFV, pois é uma excelente ferramente replicadora dos valores, informações e experiências, criando uma conexão do efetivo do ES-BQ com a função do GraduadoMaster. Nesse sentido, as demandas e a assessoria junto ao Comando da Organização Militar (OM) promoverá melhorias plausíveis a toda a Guarnição”, destacou o Suboficial Celeste José Discaciatti.

Exatamente no dia em que se celebrou a data magna da saúde na Aeronáutica, militares do Esquadrão de Saúde participaram de uma Jornada Científica promovida pela Diretoria de Saúde (DIRSA), versando sobre a reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU). O evento foi acompanhado por militares de todas as Organizações de Saúde do COMAER, em todo o Brasil, por meio de videoconferência. Já em Barbacena, as comemorações ocorreram na sexta-feira (04/12), com uma solenidade restrita ao efetivo do ES-BQ e com a presença de representantes das demais unidades militares da GUARNAE-BQ. Presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, os presentes entoaram o Hino do Serviço de Saúde da Aeronáutica, foi feita a leitura da Ordem do Dia alusiva a data, homenagens aos graduados promovidos, aos chefes e comandantes das OM de Barbacena e àqueles que estão se despedindo por motivo de transferência.

“A luta contra o Coronavírus expôs toda a capacidade dos sistemas de saúde em enfrentar esse novo patógeno, impondo limitações e perdas irreparáveis. Aqui, nós também tivemos que nos reinventar, traçar novas metas, rever protocolos e aprender a buscar novas formas de tratar a doença. Mas, apesar das limitações e restrições, fizemos muito, fizemos bem e hoje nos encontramos com o coração aliviado pela sensação do justo dever cumprido, por termos ajudado o SISAU a atingir suas metas. Agradeço imensamente a todo o efetivo do Esquadrão de Saúde pelo apoio e bravura no enfrentamento dessa atual pandemia. Cumprimos e continuamos a cumprir nossa missão, porque a doença ainda persiste, com a cabeça erguida e a consciência tranquila”, discursou o Comandante do ES-BQ, Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro, destacando todo o engajamento de seu efetivo no combate à COVID-19 e também agradecendo aos demais comandantes pelo apoio recebido neste um ano de comando à frente do Esquadrão de Saúde.

Ainda, na solenidade, ocorreu a entrega do prêmio “Destaque Operacional da Saúde 2020”. A premiação é oferecida aos militares em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados dentro de atribuições no SISAU, destacando-se com comprometimento e dedicação no atendimento aos pacientes e usuários. Neste ano, os agraciados foram o Capitão Médico Marcelo Henrique de Oliveira e o Sargento João Batista Teixeira, que atualmente presta serviços na Subdivisão de Odontologia.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

EPCAR REALIZARÁ SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DO CURSO PREPARATÓRIO DE CADETES DO AR