Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Estudantes da UFMG conquistam medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros

Encerrada oficialmente na segunda (18), a edição 2021 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorreu em Brasília (DF), foi marcante para estudantes-atletas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): discentes da instituição, que representaram o estado durante o evento, foram destaques em diferentes modalidades.

No FIFA, uma das categorias de esportes eletrônicos dos Jogos Universitários, a medalha de prata foi conquistada pelo Matheus Silveira, graduando em Educação Física.

“Só de estar no JUBs já dá a sensação de dever cumprido! E ainda ‘brigar’, fazer uma competição excelente e ganhar a medalha de prata, pra mim, é algo fenomenal. Recompensa todo o trabalho, esforço e treinamentos. Faz a gente acreditar que é possível”, expõe Matheus.

Já entre as lutas, mais especificamente no karatê (categoria -84kg, kumitê / masculino), a terceira colocação no pódio nacional ficou com o estudante do curso de Ciências Biológicas, Lucas Santos Pires Dias.

Lucas começou a treinar aos 10 anos de idade e revela que já havia competido no Campeonato Brasileiro de Karatê em 2019, na categoria universitária, mas essa foi a primeira vez “em um evento multiesportivo da magnitude do JUBs”. “Os treinos para os Jogos Universitários foram desafiadores, devido ao fato de as academias estarem fechadas por conta da pandemia. A maior parte da preparação foi realizada em casa, com a ajuda do meu pai, que é meu técnico e sensei”, comenta.

Apesar de ter ficado com um “gostinho de quero mais”, Lucas afirma estar feliz pela medalha obtida e pela oportunidade de representar a faculdade e o estado, demonstrando estar ansioso pelas próximas edições.

“Sem dúvida, a medalha é uma grande recompensa por todo o trabalho e dedicação durante a preparação e o campeonato. No entanto, o meu principal objetivo era a medalha de ouro. Estou confiante que posso realizar os ajustes necessários para buscá-la nos próximos JUBs”, avalia.

Outro estudante da UFMG que saiu com boas expectativas para as próximas competições é João Paulo Guimarães, discente do curso de Fisioterapia e integrante do time de voleibol masculino durante os Jogos: a equipe ficou em quarto lugar na modalidade.

“Quase beliscamos (mais) uma medalha para BH. Superamos até equipes que treinavam por mais de um ano, se preparando para o JUBs. Chegaremos com a moral alta no JUMs (Jogos Universitários Mineiros), querendo sentir novamente o gostinho do JUBs, que foi uma experiência ímpar para todos os atletas”, reflete João Paulo.

“A edição 2021 do JUBs ocorreu em um contexto atípico: foi a primeira vez que o evento aconteceu desde o início da pandemia, que provocou impacto nos treinamentos e na própria organização dos Jogos, demandando medidas de segurança em prol da saúde de todos. Ficamos muito satisfeitos com a performance dos estudantes-atletas de Minas Gerais”, finaliza professor Luiz Carlos Gomes Júnior, que respondeu pela chefia de delegação do estado de Minas Gerais no JUBs 2021.

Luiz Carlos torce para “que os bons resultados dos mineiros nos Jogos Universitários demonstrem a relevância do esporte em âmbito social e de formação profissional, incentivando também que as instituições de ensino apoiem o esporte universitário”.

 

Edição excepcional exigiu cuidados reforçados

Organizado pela Conferência Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o evento recebeu equipes de todas as regiões do Brasil.

Por isso, como explicado pelo presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira, a participação no JUBs 2021, seja como estudante-atleta ou dirigente, dependeu dos procedimentos de segurança contra a Covid-19: ainda no ato de credenciamento, houve a necessidade de apresentar o resultado de um teste feito, bem como o comprovante de vacinação (para quem já completou o processo de imunização); já para quem, por exemplo, só tomou a primeira dose, foi preciso realizar um segundo teste para detecção de uma possível infecção do novo coronavírus.

Com informações  e fotos: Arthur Raposo Gomes.

Leia também:

ALUNAS DE LAVRAS FICAM EM 1º LUGAR NO ATLETISMO DURANTE A EDIÇÃO NACIONAL DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS