Estudantes de Barbacena participam de final estadual que seleciona os melhores do estado

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Quem vencer vai para o Rio de Janeiro disputar a etapa nacional da 5ª Competições Senac de Educação Profissional

A jornada rumo à excelência profissional está chegando ao momento decisivo! De 25 a 28 de março, Belo Horizonte será palco da Seletiva Final da 5ª Competições Senac de Educação Profissional – etapa Minas Gerais. Alunos de Barbacena e mais nove cidades mineiras concorrem pelo título estadual e a chance de representar Minas na etapa nacional. A competição não só testa habilidades, mas abre portas para carreiras promissoras no Brasil e no mundo.

A disputa chega com novidades. Além de provas em Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante, que já passaram por etapa estadual prévia no último novembro, novas modalidades entram no circuito para coroação dos campeões mineiros. São elas: Confeitaria, Florista, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática. Desta forma, pela primeira vez, o Senac em Minas irá enviar delegação de campeões para 100% das provas em nível nacional.

Outra novidade é a sede da fase brasileira da competição. Pela primeira vez a etapa nacional ocorrerá no Rio de Janeiro, no Riocentro, em setembro, reunindo mais de 100 estudantes de todo o país. Vale lembrar que os campeões nacionais se qualificam para a Worldskills, a principal competição mundial, que vai acontecer em Shanghai, na China, em 2026.

De Minas para o Brasil e para o Mundo

Após vencerem a classificatória escolar e seletivas regionais, participam cinco alunos da unidade Senac em Barbacena, a segunda maior delegação desta etapa:

Juliana dos Santos Lopes – Recepcionista em Meio de Hospedagem

Rayla Ester de Souza Lima – Recepcionista em Meio de Hospedagem

Daniel Vinicius da Silva – Serviço de Restaurante

Maria Victoria Dias Garcia – Confeitaria

 Isaias Rodrigo de Alcântara da Silva – Confeitaria

Com eles, são mais de 20 estudantes das unidades Belo Horizonte (Barro Preto), Contagem, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Patos de Minas, Pouso Alegre, Três Corações, Uberaba e Uberlândia.

As provas consistem em simulados de alta fidelidade, que reproduzem os ambientes e desafios do mercado de trabalho. Os temas serão definidos no momento das provas e os jurados acompanham cada passo, avaliando habilidades técnicas e comportamentais.

Os espaços do Senac no Barro Preto (Confeitaria, Cozinha, Florista, Recepção de Hotel, Serviço de Restaurante) e em Venda Nova (Cabeleireiro, Estética e Bem-Estar, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática) mais uma vez serão sedes das provas. E o auditório do Sesc, na região central da capital mineira, será palco das solenidades de abertura e premiação.

As Competições Senac de Educação Profissional são o maior campeonato educacional do país no segmento do comércio de bens, serviços e turismo. “A preparação e o desempenho dos estudantes nas Competições demonstram o impacto do ensino profissionalizante na construção de carreiras promissoras e reforçam mais um diferencial da formação oferecida pelo Senac”, destaca Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac.

Senac em Minas na disputa

O Senac em Minas participou pela primeira vez em 2008 da Olímpiada do Conhecimento promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em 2016, o Departamento Nacional do Senac criou as Competições Senac de Educação Profissional, voltadas exclusivamente para atividades do comércio de bens, serviços e turismo. De lá para cá, diversos alunos e avaliadores representaram a instituição nacional e internacionalmente.

A instituição tem uma medalha de prata em nível mundial, na WorldSkills, em 2019, na Rússia, com Miriam de Paula, de Belo Horizonte, em Cuidados de Saúde e Apoio Social. Já a docente Elisângela Almeida participou como Expert Nacional (treinadora) por duas vezes: em 2019 e em 2024, quando o Brasil conquistou a segunda prata na mesma modalidade com uma aluna do Paraná.

5ª Competições Senac – Final Estadual – Programação

Dia 25 de março – Terça-feira

 9h às 10h – Abertura. Local: Auditório do Sesc Tupinambás

13h às 17h30 – Provas conforme cronograma de cada Ocupação

26 e 27 de março – Quarta e quinta-feira

8h às 17h30 – Provas conforme cronograma de cada Ocupação

Dia 28 de novembro – Sexta-feira

8h às 12h – Descompressão para competidores / Fechamento de notas

14h30 às 15h30 – Premiação. Local: Auditório do Sesc Tupinambás

Com informações: Senac.

Últimos Destaques

Leia também:

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes