Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

ESTUDANTES MINEIROS SE PREPARAM PARA EDIÇÃO NACIONAL DE JOGOS UNIVERSITÁRIOS

Nos próximos dias, mais de 100 estudantes-atletas de Minas Gerais viajam para Brasília (DF), cidade onde ocorrerá, entre os dias 10 e 18 de outubro, a edição 2021 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Esses estudantes, que são de 19 instituições de ensino superior do estado, competirão em diferentes modalidades esportivas: acadêmico, atletismo, judô, karatê, taekwondo, wrestling, xadrez, natação, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e e-sports (CS:GO, Free Fire e Futebol Eletrônico).

Francisco Lima estuda Educação Física na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, no JUBs 2021, vai competir na modalidade de atletismo. Embora já tenha experiência como atleta há anos e tenha ganho prêmios em outras competições de atletismo, essa é a primeira vez que ele participa de uma competição universitária nacional.

Perguntado sobre os efeitos do distanciamento social em tempos de pandemia no ritmo de treinos, Francisco expõe: “eu vou competir lá (nas provas) de 5 mil metros e 10 mil metros, (então a pandemia) não atrapalha tanto, porque a gente consegue treinar em outros lugares, como a rua e a estrada”. Ele quer fazer uma boa prova durante os Jogos Universitários Brasileiros e sinaliza a esperança com o pódio. “Espero dar o meu melhor e, quem sabe, ganhar uma medalha!”, crava.

Também graduando em Licenciatura em Educação Física, Lucas Gomes, que estuda no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), em 2021, vai disputar na modalidade de xadrez.

Ele aponta que, por estar disputando um esporte individual e “que não precisa de uma área tão grande”, fez treinos dentro de casa, estando ansioso com a chegada do evento. “Depois de tanto tempo, poder estar novamente em uma competição esportiva, que é algo que gosto muito, é gratificante”, admite.

“Do ponto de vista pessoal, o esporte te abre portas em nível social, pela quantidade de pessoas de diferentes localidades que você conhece, podendo fazer amizades e ter contato com culturas variadas”, avalia Lucas, que completa: “profissionalmente, para a minha área, é de suma importância ter a oportunidade de participar do evento, já que é ligado ao meu futuro campo de trabalho”.

Estudante do curso de Gestão em Serviços de Saúde na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), essa é a terceira vez que Clarice Guimarães, que faz parte do time de basquetebol, vai ao JUBs.

Atleta de uma modalidade de esporte coletivo, a universitária afirma que os treinos tiveram que ser individuais, por um tempo, e adaptados por causa da pandemia. “Quando percebi que não seriam ’14 dias em casa’ (de distanciamento social recomendado), aí corri atrás de um profissional pra me auxiliar”, comenta, revelando que realizou treinos em casa durante todo o ano de 2020 com o auxílio remoto de uma professora de Educação Física. “Já quando abriu o uso de quadras em Belo Horizonte, aí a gente começou a fazer uma ‘pelada’, reunindo tanto pessoas da nossa equipe, quanto outras meninas de Belo Horizonte que quisessem jogar basquete e aí a gente foi jogando, com o uso de máscara e tudo mais”, complementa.

Ela afirma que está muito animada com a edição nacional do evento, que reunirá representantes de todos os estados. “É uma possibilidade de interação muito grande, muito além do esporte. Tem também a questão da socialização e de ver como está a campanha dos outros estados em relação ao esporte. É uma experiência engrandecedora e muito importante para quem está na universidade”, avalia.

Outro estudante-atleta que representará Minas Gerais no JUBs 2021 é o Matheus Silveira, que cursa Educação Física na UFMG.

Sendo atleta de Futebol Eletrônico (FIFA), ele confirma que os treinos não foram tão impactados pelo avanço do novo coronavírus – já que, ficando em casa, ele tem acesso ao videogame. Mas ele pontua que a parte psicológica foi afetada. “Por questão de estar sempre em casa, acaba que você fica sempre com isso na cabeça e fica até prejudicado, de certa forma, do ponto de vista psicológico”, reflete. Na última edição, Matheus terminou em 4º lugar geral na modalidade disputada.

Todos os estudantes demonstram-se na expectativa com a chegada do evento. O sentimento é reforçado por Wellington Oliveira, presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME).

“Esporte é isso: ao mesmo tempo que faz bem para a saúde física, contribui também com a parte psicológica e de socialização. Estamos muito felizes com a realização do JUBs e com a chance de representar, mais uma vez, nosso estado nesse evento nacional”, frisa Wellington.

 

Edição excepcional

Realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), essa é a primeira vez que o tradicional evento será realizado desde o início da pandemia.

Por isso, como explicado pelo presidente da FUME, medidas de prevenção contra o novo coronavírus serão aplicadas durante as competições, que não contarão com a presença de público.

“Todos os membros da delegação, seja atleta ou dirigente, serão testados antes do início do evento, onde a máscara e o distanciamento também são recomendados”, reforça Wellington.

Considerado como a maior competição universitária da América Latina, o JUBs chega, em 2021, a sua 68ª edição.

 

Serviço

Quem quiser acompanhar a participação da delegação de Minas Gerais, durante o JUBs 2021 – Brasília, pode seguir a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) nas mídias sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/FUMEMG/

Facebook: https://www.facebook.com/fumeoficial

Twitter: https://twitter.com/fumeoficial

reprodução-fume-foto-02

Texto: Arthur Raposo Gomes/fotos (créditos):FUME.

Leia também:

EM SÃO JOÃO DEL REI: TEATRO DA PEDRA ESTRÉIA NOVO ESPETÁCULO: “PARTIDAS”