Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Aconteceu no último final de semana, nos dias 12 e 13/11, a Exibe, Mostra Nacional de Audiovisual Barbacena. O público presente nos dois dias do evento assistiu a curtas-metragens premiados em grandes festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Cinema de Gramado e o Festival de Cannes. Além da seleção de filmes, o público ainda teve a oportunidade de ter contato com diretores e roteiristas dos curtas exibidos. Dentre eles o diretor barbacenense Felipe Saleme, premiado no Festival de Gramado com o curta ‘‘Aqueles Cinco Segundos’’. ‘‘Eu não imaginava que teria todo esse carinho além do profissionalismo de toda a equipe. Estou muito feliz com a oportunidade de exibir o filme na minha cidade’’, disse Saleme. Segundo Armenio Dias Filho, roteirista do curta ‘O que teria acontecido ou não naquela calma e misteriosa tarde no jardim zoológico?’,  a iniciativa é muito louvável. “Barbacena realmente tem uma história que eu não conhecia e em dois dias que eu estou aqui já ouvi muitas que me interessam muito. A mostra ajuda a levar as pessoas a conhecerem mais a cidade. O Festival foi ótimo!’’, conta Arménio.

Na sexta, dia 11, teve ainda uma sessão especial exclusiva para alunos do Colégio Adelaide Bias Fortes, onde turmas do sexto ano participaram de uma dinâmica com o tema de sustentabilidade na sede do Instituto Curupira.  A idéia foi instigar a reflexão dos alunos quanto à importância do tema e mostrar como produções audiovisuais, além dos filmes tradicionais que estão habituados a assistir, ajudam a propagar as informações de forma eficiente e crítica à sociedade.

A Exibe é uma realização da Rede Trilho, portal de conteúdo, em parceria com o Ateliê Cineclube e Oficina Textual e tem como objetivo principal fomentar Barbacena como rota de produções audiovisuais alternativas e independentes dando ao público a oportunidade de ter acesso a essas produções e ainda conversar com membros das equipes responsáveis pelos filmes. ‘‘Eu acredito que seja de suma importância criar um evento onde haja a circulação dessas produções. E mais do que exibir é trazer esses profissionais para a nossa cidade, desmistificar um pouco esse universo de trabalhar com o cinema e movimentar esse nicho em nossa cidade.’’, conta Hilreli Alves, um dos organizadores da mostra.

A  primeira edição da Exibe foi muito bem recebida pelo público durante os dias em que ocorreu no CinePlaza, a mostra contou com trabalhos de diversas regiões do país como Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Grandes e impactantes histórias em um curto espaço de tempo com o propósito de formar novos pensamentos e de conectar agentes locais, despertar novos talentos e instigar a produção local a realizar cinema também, desta forma, fortalecendo esse mercado.

Fonte: Rede Trilho