Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Falta de ‘kit intubação’ leva Ibiapaba a suspender procedimentos cirúrgicos e internações 

O Hospital Ibiapaba CEBAMS enviou um ofício na última segunda-feira (20), para a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, alertando sobre a situação crítica do hospital com relação a medicamentos do ‘kit intubação’.

No documento, a Instituição informou que o estoque de remédios básicos para sedação, analgesia e bloqueadores neuromusculares duraria apenas três dias e que a medida foi por causa da gravidade da situação e visando a preservação e integridade dos pacientes já internados no hospital, que dependem destas medicações.

A reportagem  entrou em contato com o hospital, que explicou que todos os procedimentos cirúrgicos estão suspensos, exceto os casos de extremos risco de vida. Novas internações também estão suspensas. O hospital explicou que mesmo se algum paciente tiver alta, não receberá novos pacientes até que a situação seja normalizada. Além disso, informou que “não houve o repasse dos insumos pelo Poder Público, até a presente data”.

“O Estado, através de nota técnica, cita as cirurgias oncológicas e cardíacas, como procedimentos que podem ser realizados neste momento, mas face ao desabastecimento dos medicamentos, até mesmo estas cirurgias acarretam um risco muito grande de total desabastecimento, além do risco inerente ao próprio paciente. Os procedimentos clínicos em cardiologia e oncologia estão mantidos. Está também garantido o primeiro atendimento em Urgência e Emergência. Caso haja necessidade do uso de medicamentos já mencionados, os pacientes deverão ser referenciados a outras instituições que atendam as demandas”, diz trecho do oficio.

medida restritiva se aplica aos atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), convênios de Saúde Suplementar credenciados ao hospital e particulares . O Hospital Ibiapaba ainda solicita junto à Secretaria Municipal de Saúde, o bloqueio dos leitos disponibilizados via SUS Fácil, frente à falta de insumos para a assistência hospitalar.

 A Superintendência Regional de Barbacena  informou que está em busca dos medicamentos e a expectativa é que os mesmos cheguem ainda esta semana ou início da próxima. A SRS disse, ainda, que os três hospitais que atendem Covid-19 em Barbacena, sendo eles o Hospital Ibiapaba, Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena (IMAIP) e Santa Casa, enviaram ofícios à Justiça solicitando apoio em medicamentos, uma vez que todos estão com o estoque em alerta e com a taxa de ocupação de leitos em 100%. 

Ocupação de leitos em Barbacena

Em nota, o Hospital Ibiapaba informou que todos os leitos contratados de CTI pelo SUS para atendimento a pacientes com COVID-19 estão ocupados e a ocupação de leitos clínicos, até o momento, é de 60%.

Já o Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena, conforme boletim divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira (22), está com 17 dos 21 leitos clínicos de Covid-19 ocupados. No Centro de Terapia Intensiva (CTI), a taxa de ocupação é de 100%, enquanto nos leitos com suporte ventilatório, 10 dos 15 leitos estão ocupados.

Na Santa Casa de Misericórdia da cidade, tanto os leitos clínicos de Covid-19 como os leitos de CTI estão 100% ocupados.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

MACRORREGIÃO CENTRO-SUL AVANÇA PARA ONDA VERMELHA DO MINAS CONSCIENTE