Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

O município de Conselheiro Lafaiete na região do Alto Paraopeba, recebeu oficialmente na manhã desta quinta feira(22) todo restaurado, a posse documentada de  um dos grandes exemplares que fez parte da história da Inconfidência Mineira. Abandonado por décadas, sofrendo ação do tempo, a Fazenda Paraopeba, localizada ás margens da rodovia MG 383, próximo da divisa entre os municípios de Conselheiro Lafaiete e  São Braz do Suaçuí, foi oficialmente repassado  ao poder do município na manhã  de hoje, em cerimônia  realizada na própria fazenda com as presenças de autoridades políticas e empresarial da região.

Durante  cerimônia realizada para assinatura do Termo de Devolução celebrada entre a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, a empresa Ferrous do Brasil e Ministério Público de Minas Gerais, referente à Fazenda Paraopeba, esteve presente:  o  Prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus,  Promotor de Justiça Dr. Glauco Peregrino,  Diretor da Empresa Ferrous, Cristiano Parreiras, e de demais autoridades.

E pesquisa realizada sobre a história desta fazenda, consta que foi neste local que o advogado e poeta Inácio José de Alvarenga Peixoto recebia, no século XVIII, amigos que planejavam se livrar do domínio da coroa portuguesa. O grupo, composto entre outros pelos também poetas Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga e pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, encabeçava a Inconfidência Mineira e usou a Fazenda Paraopeba para reuniões.

A restauração da Fazenda Paraopeba, só foi possível devido a parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE) de Minas como parte da compensação pelo impacto ambiental causado pela empresa Ferrous  com a mina Viga, de minério de ferro na região. “A fazenda tem grande importância. E a atividade mineradora tem um impacto forte. Dessa forma, todo mundo sai ganhando, porque a fazenda é preservada e a empresa ganha em sua imagem”, avalia o promotor de Justiça e curador do Patrimônio Histórico de Conselheiro Lafaiete, Glauco Peregrino em entrevista concedida á imprensa.

Fotos da Fazenda Paraopeba antes, durante e após a restauração. As fotos á seguir são de autoria do MPMG e da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete.