Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Festival Cultura & Cidadania tem novos espetáculos e oficinas artísticas

A 4ª edição do Festival Cultura & Cidadania segue oferecendo atrações teatrais e oficinas gratuitas de forma virtual neste mês de junho. O roteiro de espetáculos do mês começa com o  Galpão Cine Horto/MG e sua montagem “Segunda chamada” (12/06), na sequência “A maré tá cheia” (19/06), com Alessandra Visentin/MG e “Iu Tubo” (26/06), com Cia de Inventos/MG. Os espetáculos serão exibidos gratuitamente aos sábados, às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula

Além das montagens, o Festival abre inscrições para mais duas oficinas. “Histórias – muito mais do que palavras”, com Alessandra Visentin, é destinada para os interessados na arte narrativa que podem se inscrever de 01 a 13 de junho  (inscrições: https://bit.ly/3uDcKiw).  E “Viagem Musical”, que recebe inscrições de 02 a 17 de junho, ministrada por Milena Andrade, para crianças de 07 a 12 anos (inscrições: https://bit.ly/3vFnRIR).

De acordo com Daniel Vitral, idealizador e coordenador do evento, a programação do festival, que teve início em maio, foi pensada de forma a conectar crianças, jovens e adultos com a arte e com o aprendizado. “Nosso objetivo é ampliar o acesso à arte, contemplando pessoas de diversas idades, considerando a cultura mais que um entretenimento,  também atividade educacional e de transformação social”, explica Daniel Vitral.

A programação é gratuita e aberta para o público em geral, em especial para os moradores de sete cidades das Vertentes – Barbacena, Barroso, Dores de Campos, Prados, Santa Cruz de Minas, São João Del-Rei e Tiradentes. O Festival Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com recursos da Lei Aldir Blanc, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – SECULT/MG.

 

Espetáculos

“Segunda chamada”, com Galpão Cine Horto – Classificação 14 anos – Acessível em Libras

Dia 12/06 (sábado), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula

Sinopse: Jacinto, Babi e Dudão compartilham durante a escola as divertidas aulas de biologia e educação sexual, o movimento estudantil e também o bullying e a exposição na internet. A princípio desconhecidos, eles se reencontram aos 30 anos de idade numa seção eleitoral e, através de flashbacks, recordam as situações que viveram 15 anos atrás, quando saíram da escola. Assim, vão superando os desejos, expectativas e frustrações entre o período da adolescência e a vida adulta.

“A Maré tá cheia” – Alessandra Visentin – Classificação livre

Dia 19/06 (sábado), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula

Sinopse: “A maré tá cheia”, cheinha de histórias! A contadora de histórias Alessandra Visentin traz um espetáculo de narração oral com histórias inspiradas no universo mágico dos mares e das águas, com seus tesouros e segredos. É um verdadeiro convite a mergulhar no encantado mundo da literatura. Com músicas e brincadeiras cantadas o público é convidado a descobrir a riqueza de uma maré cheia de histórias.

“Iu Tubo” – Cia de Inventos – Classificação livre

Dia 26/06 (sábado), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula

Sinopse: O espetáculo “Iu Tubo” é parte de um processo, no universo da arte das Marionetes, desenvolvido pela Companhia de Inventos, nos últimos 27 anos, em Tiradentes (MG). No espetáculo, tubos de PVC ganham vida com as dimensões lúdicas do teatro de bonecos, assumindo formas divertidas de personagens, contando a evolução do homem na Terra. “Iu Tubo” parte de questionamentos sobre tempo, conhecimento, ciências que convidam crianças, jovens e adultos a refletirem sobre o ponto – “De onde viemos, para onde vamos?” Da pré-história à vida moderna sempre questionamos o que ficou e o que deixaremos para as novas gerações.  Iluminação, artes plásticas, teatro, movimento, marionetes e poesia se misturam aos “inventos” para a realização do espetáculo.

 

Oficinas

Histórias – muito mais do que palavras, com Alessandra Visentin

Interessados na arte narrativa, a partir de 18 anos / Inscrições: 01 a 13 de junho

Aulas: 15 e 17 de junho / Horário: das 16h às 18h / 20 vagas

Link para inscrição: https://bit.ly/3uDcKiw

Ementa: Na oficina “Histórias: muito mais do que palavras” a contadora de histórias Alessandra Visentin nos leva ao mundo do “Era uma vez” e nos faz perceber que dentro das histórias tem muito mais do que palavras! Tem afeto, magia, encantamento, cura, transformação! Contar histórias, então, apresenta-se como uma grande ferramenta para a construção de um mundo diferente: um mundo sem fronteiras, um mundo onde todos possam enxergar com os olhos do coração! Todo o trabalho é realizado de forma a permitir um encontro do participante com sua própria criatividade e capacidade imaginativa, através do desenvolvimento de aprendizagens significativas e de múltiplas habilidades.

Alessandra Visentin é graduada em Psicologia pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e pós-graduanda em “Narração artística: caminhos para a Contação de histórias no contexto urbano”. É também atriz e contadora de histórias. Participou de eventos importantes no cenário cultural, como “Bienal do Livro de Minas Gerais” entre muitos outros. Desenvolve trabalhos de formação de jovens contadores de histórias.

festival-cultura-e-cidadania-circula-02

Viagem Musical, com Milena Andrade

Crianças de 07 a 12 anos / Inscrições: 02 a 17 de junho

Aulas: 21 a 24 de junho / Horário: das 16h às 18h/ 20 vagas / Os alunos devem providenciar:  02 tampinhas de garrafa pet, 02 rolhas, 01 rolo de papel higiênico (vazio), 01 garrafa pet pequena, um punhado de arroz. Os demais materiais necessários para realização da oficina serão fornecidos pelo Festival Cultura & Cidadania.

Link para inscrição: https://bit.ly/3vFnRIR

Ementa: A oficina tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a diversidade cultural e musical brasileira. Ainda, de apresentar e realizar na prática alguns estilos musicais distintos de diferentes regiões do Brasil, utilizando para execução das músicas elementos iniciais da musicalização como pulsação, subdivisão, variação de andamento e instrumentos confeccionados.

Milena Andrade é licenciada em Educação Musical com habilitação em Violino, Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

festival-cultura-e-cidadania-circula-03

Fonte: Cultura e Cidadania Circula/fotos (créditos): Jean Félix e Élcio Paraíso.

Leia também:

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA DA 5ª EXIBE-MOSTRA DE CINEMA DE BARBACENA