Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Festival gratuito conecta crianças e jovens com arte, cultura, e cidadania

Com estreia no próximo dia 18/11, o projeto oferece apresentações teatrais e oficinas variadas para toda a família

Um festival de arte, cultura e cidadania, com espetáculos gratuitos para as crianças e jovens, além de oficinas para toda a família. Esta é a proposta da Edição 2020/2021 do festival Cultura & Cidadania Circula – uma realização da Vitral Bureau Cultural, que começa no próximo dia 18, pela primeira vez de forma virtual.

Com atividades previstas até abril de 2021, o evento oferece oito espetáculos de grupos teatrais mineiros. E, ainda, 14 oficinas agrupadas em três eixos que contemplam diferentes gostos e idades: tecnologia, faça você mesmo e arte-educação.

Surgido em 2016, o festival começou em Barroso e, devido ao sucesso, se espalhou para Dores de Campos, Prados e São João del-Rei. Nesta edição, chega também a Barbacena, Santa Cruz de Minas e Tiradentes.

Por meio de parcerias com as secretarias de Cultura e de Educação destes municípios, garante a fruição cultural para populações que nem sempre conseguem usufruir dos equipamentos ou programação da região.

“São ações descentralizadas, voltadas não para turistas, mas para os moradores das cidades. Por isso as ações acontecem ao longo do ano e não em uma data específica, pontua o coordenador do festival Daniel Vitral, da Vitral Bureau Cultural.

“Este festival é de extrema relevância porque oferece justamente o que as cidades não proporcionam. Dores de Campos, por exemplo, não possui cinemas ou teatros”, afirma a secretária de Educação do município, escritora e professora Sirlene Cristina Aliane.

“Sempre zelamos pelo futuro das crianças, jovens e adultos das cidades em que estamos presentes. Afinal, daqui alguns anos, eles serão nossos colaboradores e parceiros, e ao conhecer o projeto Cultura & Cidadania, encontramos ali uma grande parceria para concretizar este sonho”, conta Priscila Freitas, coordenadora de Marketing da Marluvas, patrocinadora do projeto.

 

Cultura, cidadania e pandemia

Devido à necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia da Covid-19, a edição deste ano está totalmente adaptada para o universo online.  Um desafio para produtores e artistas, que inovam com a utilização de ferramentas tecnológicas e buscam um envolvimento de um público ainda maior.

“Participar do projeto Cultura & Cidadania é uma grande oportunidade. Mais que isso é uma honra saber que num momento tão difícil como o que estamos vivendo, a cultura, a arte, os artistas e os produtores se reinventam e conseguem levar até as crianças um trabalho de qualidade, capaz de incentivar a literatura, estimular a imaginação e promover encantamento e ludicidade através das histórias”, avalia Alessandra Visentin, que apresentará o espetáculo de estreia, “Lá na rua onde eu morava”.

“Os festivais são combustíveis para nós, artistas. Nós precisamos deles para fazer com que nossa arte chegue de verdade ao público, mesmo neste contexto de isolamento social, de pandemia. E, para nós, este projeto é fundamental porque é completo, com diversas linguagens artísticas e ações pedagógicas”, afirma Keu Freire, da Cia Insensata de Teatro, que apresentará o espetáculo “Memórias de um quintal”.

Para a secretária de Educação de Dores de Campos, o público alvo não terá nenhuma dificuldade para se apropriar do novo formato. “Nossas crianças e jovens gostam muito das ferramentas tecnológicas, porque já nasceram inseridos neste universo”, avalia ela, que estimula os professores da rede municipal a desenvolverem atividades pedagógicas inspiradas pelos espetáculos.

Confira a programação de novembro:

-Oficina “A arte de contar histórias: fundamentos teóricos e práticos”

Com Alessandra Visentin

Inscrições: 10 a 14/11/2020 no Blog do projeto

Divulgação dos selecionados: 15/11/2020 no Blog do projeto

Aulas: 17, 19, 24 e 26/11/2020

Horário: das 15h às 17h

Via plataforma Google Meet

20 vagas

Gratuita

 -Espetáculo de contação de histórias “Lá na rua onde eu morava”

Com Alessandra Visentin.

18/11/2020 às 15h no Canal do Youtube do projeto.

Inscreva-se no canal e ative o alerta para receber as notificações

Classificação livre

Gratuito

-Oficina “Vertentes Digitais”

Com Hewrison Ken, Íris Harry e Paula Libéria

Inscrições: 17 a 21/11/2020 no Blog do projeto

Divulgação dos selecionados: 23/11/2020 no Blog do projeto

Aulas: 25/11, 02/12, 09/12, 16/12/2020

Horário: das 18h às 20h

Via plataforma Google Meet

20 vagas

Gratuita

Oficina “Bordado Artístico”

Com Marina Seif

Inscrições: 19 a 25/11/2020 no Blog do projeto

Divulgação dos selecionados: 26/11/2020 no Blog do projeto

Aulas: 30/11, 01/12, 07/12, 08/12/2020

Horário: das 15h às 17h

Via plataforma Google Meet

20 vagas

Gratuita

*O material necessário será fornecido pelo projeto aos alunos selecionados

Cultura & Cidadania Circula

O projeto Cultura & Cidadania Circula é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da Marluvas Equipamentos Profissionais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e produção de Lais Vitral.

Acompanhem a divulgação nas redes sociais:

www.facebook.com/CulturaeCidadaniaCircula

www.instagram.com/culturaecidadaniacircula

-Alessandra Visentin (foto) apresenta o espetáculo de contação de histórias “Lá na rua onde eu morava”.

Fonte: Divulgação/foto/crédito; Pollyana Campos

Leia também:

ANAPECC PROMOVE CAMPANHA NATALINA PARA ARRECADAR ALIMENTOS EM BARBACENA