Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Fotografia registrada por sargento da EPCAR é destaque nacional na FAB

Sgt Domingos foi o responsável pelo registro fotográfico que gerou o maior engajamento nas mídias sociais da FAB, durante todo o mês dezembro

A Força Aérea Brasileira (FAB) atua no controle, na defesa e na integração de um território de 22 milhões de quilômetros quadrados. Para cumprir tantas missões nesta vasta área, é necessário um perfeito sincronismo e uma logística capaz de atender a todas estas demandas. Há várias ações que atuam simultaneamente, como prontidão para missões operacionais de defesa, patrulhamento, resgate e salvamento, dentre outras. Mas há, também, a ação de comunicação social, fundamental para que a marca institucional seja apresentada ao público por meio da divulgação dos trabalhos realizados em cada Organização Militar (OM) do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Assim como as organizações operacionais da FAB necessitam de total sinergia para o cumprimento de suas missões, a comunicação social também atua dentro de um grande sistema que o faz ser unificado, organizado e eficiente, que é o Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica (SISCOMSAE). Tendo como responsável o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), sediado em Brasília (DF), o SISCOMSAE atua de maneira tal para que todas as unidades do COMAER possam estar alinhadas ao Plano de Comunicação Social, exercendo as atividades conforme as legislações atinentes ao seguimento. Uma das estratégias para que isso ocorra é a capacitação de militares e civis do efetivo da FAB, que, após preparados, são denominados “elos” e serão os responsáveis pelos trabalhos em suas respectivas instituições, além de alimentarem o CECOMSAER com notícias, imagens e informações locais de sua área de atuação.

Diariamente, são enviados pelos elos dezenas de imagens e conteúdos que alimentam o site e as mídias sociais da FAB. É um trabalho árduo e intenso, que sempre é reconhecido pelo CECOMSAER por meio de destaques e prêmios aos seus integrantes do SISCOMSAE. Uma das menções é o destaque para a imagem que alcança o maior número de interações dos seguidores no Instagram. No mês de dezembro de 2020, por exemplo, a postagem nas mídias sociais da FAB que mais engajou seguidores foi a do Sargento Pablo Júnior Alfim Domingos, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), com quase 17 mil seguidores e alcançando mais de 114 mil internautas. As fotos foram registradas nas solenidades de conclusão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), no início do mês passado. O Comandante da Escola discorreu que a formatura dos alunos é o ápice dos trabalhos desenvolvidos por todos os setores, sendo o momento do cumprimento da sua missão institucional. Assim, é especial para os alunos e para todo o efetivo envolvido. “A formatura de uma turma do CPCAR é o grande momento dos Alunos. Mas também é o grande momento para todo o efetivo da EPCAR, que vê ali o resultado do seu trabalho. Tudo o que fazemos é para que aquele momento aconteça. E, particularmente neste ano de 2020, sentimo-nos orgulhosos dos resultados alcançados, qual seja, a conclusão, com sucesso, de mais um CPCAR, a despeito de todas as limitações impostas pela pandemia, fruto da dedicação e do comprometimento de todo o efetivo”, disse o Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes.

fotos-da-epcar-em-barbacena-registrada-pelo-sargento-domingos-02

Natural de Barbacena (MG), o Sargento Domingos ingressou na Aeronáutica em julho de 2007. Com passagens pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1° GDA), em Anápolis e pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), o militar afirma que este reconhecimento é fruto do trabalho diário, destacando que a escolha pela especialidade se deu através do interesse pela fotografia aérea, pelo sensoriamento remoto, entre outros. “Posso afirmar que todos nós trabalhamos para divulgar a imagem da Força Aérea Brasileira da melhor maneira e, com esse reconhecimento, percebo que estamos no caminho certo. Sem dúvida, alcançaremos voos ainda maiores. Gratidão, felicidade e motivação para continuar cumprindo a missão”, enfatizou, mencionando uma das imagens mais marcantes desta trajetória. “Tem uma (foto) da mãe com o filho na chegada da turma na EPCAR, se não me engano, em 2019. Depois reencontrei essa mãe e ela me mostrou que colocou como proteção de tela no celular e disse que foi uma das fotos mais importantes da sua vida, que o sonho se tornou realidade… e chorou”, destacou o fotógrafo, que atualmente está lotado na Seção de Comunicação Social da EPCAR.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

DEZ ASPIRANTES A OFICIAL ENCERRAM PRIMEIRA FASE DO ESTÁGIO NA EPCAR, EM BARBACENA