Após largar atrás no 2º turno, o prefeito e candidato à reeleição derrotou o deputado estadual Bruno Engler (PL)
Fuad Noman (PSD) é reeleito prefeito de Belo Horizonte durante o pleito eleitoral neste domingo (27/10). Fuad, de 77 anos, é o prefeito de capital mais velho do país. Já João Campos (PSB), reeleito prefeito de Recife no 1º turno, é o mais jovem, com 30 anos.
A reeleição dele mostra a força da máquina, da costura política bem-feita com as bases, além de comprovar a resiliência da propaganda eleitoral de rádio e televisão diante das redes sociais. E essa eleição ainda esclarece que o perfil do eleitor da capital é de centro-direita, ao ponto de rejeitar um candidato de posturas extremadas e de não se render a uma campanha ideológica pesada nos últimos dias com base no conteúdo de um livro.
Rejeição. Engler, por sua vez, que havia concluído o primeiro turno com 99 mil votos a mais que Fuad, termina em segundo lugar com 46% da preferência do eleitorado. Ele manteve praticamente a mesma votação da primeira etapa, quando teve 435.853 votos – são 498.810 com 87,49% das urnas apuradas até agora – sendo freado por sua rejeição, maior que a de Fuad.
Fuad Noman assumiu o cargo em março de 2022, quando Alexandre Kalil deixou a prefeitura para disputar o governo do estado. Mineiro de BH, é economista e já foi, entre outras funções, diretor do Banco do Brasil, secretário estadual da Fazenda e de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais e secretário municipal de Fazenda da capital. É casado e tem dois filhos.

Com informações: O Tempo/foto: G1.