Em solenidade realizada no auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena na manhã da  última sexta feira(18), presidida pelos  comandantes;   Coronel BM Sérgio Ricardo Santos de Oliveira, do 3° Comando Operacional de Bombeiros, com sede em Juiz de Fora, Major BM Emerson Ramalho dos Santos,da 2ª Cia. Ind. de Bombeiros Militar,  marcou os 30 anos de instalação da unidade do Copro de Bombeiros Militar na cidade.  A cerimônia contou com as presenças de centenas  de militares das cidades de atuação da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, com sede no município de Barbacena, e também, com as presenças de autoridades militares,politica empresarial e civis da região, quando na oportunidade, foram homenageados com medalhas e placas alusivas ao 30 anos da Corporação Militar na cidade.

Dentre os homenageados:  o Vice-Prefeito Mário Raimundo de Melo, representando o Prefeito Toninho Andrada.  o comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar-EPCAr, Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura, o  Ten. Cel. Pádua, representou  o comandante  da 13ª RPM, Cel.  Jesus Milagres, Tenente Coronel Luiz Marcelo de Melo comandante do 9º BPM, e o Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais, Delegado Dr. Carlos Capristrano.

Inaugurada em 20 de novembro de 1986, como 4° Seção de Combate à Incêndio que pertencia ao  7° SGI em Juiz de Fora que por sua vez era subordinado ao 2° Grupamento de Incêndio na cidade de Contagem, a unidade dos bombeiros foi instalada durante o governo de Hélio Garcia, ex-Governador de Minas Gerais, e na gestão do  ex-prefeito Lídio Nusca.

Em 1995, com a elevação do quartel de Juiz de Fora a condição de Batalhão, a fração de Barbacena passou a se denominar 4° Pelotão de Bombeiros .

Em 2006, foi elevada à condição de Companhia possuindo frações nas cidades de São João del Rei, Ubá e Muriaé, advindo Conselheiro Lafaiete em 2009.

Em 2015, o Comando Geral visando a capilaridade e o pronto atendimento ao cidadão mineiro, passou a denomina-la 2° Companhia Independente de Bombeiros de Barbacena, tendo a frente do Comando, o Major Emerson Ramalho dos Santos.

A 2° Companhia de Conselheiro Lafaiete e o Pelotão de São João del Rei, e a Companhia Independente,fazem  parte do 3° Comando Operacional de Bombeiros Militar sediado em Juiz de Fora, cujo comandante é o Coronel Sérgio Ricardo Santos de Oliveira.

O Corpo de Bombeiros Militar, é uma das instituições  mais confiável do País frente a população brasileira segundo  o Índice de Confiança Social (ICS).

Na região, os bombeiros militares além de salvar vidas de pessoas e animais, realizam combate a incêndio, atuam na fiscalização dos equipamentos de segurança nos estabelecimentos comerciais, vistoria em áreas de risco, realizam campanhas educativas e de prevenção em escolas e locais públicos  das cidades, dentre outros…

O Portal de Noticias Vertentes das Gerais, por compreender a grande importância desta e das demais instituições militares constituída no município, parabeniza a todos os militares que fazem parte da 2ª Cia. Independente de Bombeiros Militar, pelos 30 anos atuando no resgate de  milhares de vidas em nossa cidade e região.

Veja na galeria em fotos abaixo, demonstração de serviços oferecido pelos bombeiros a população local e participação do mesmo em eventos na cidade, com imagens exclusivas do fotógrafo Januário Basílio.

Confiram as cidades inseridas na área de atuação da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar:

Companhias e Pelotões subordinados:

1ª Cia BM Barbacena

1º Pelotão BM – Sede (3º COB / 13ª RISP – Barbacena)

Municípios de área de atuação: .

2º Pelotão BM – São João Del Rei (3º COB / 13ª RISP – Barbacena)
Andrelândia, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago, São Vicente de Minas, Tiradentes.

2ª Cia BM Conselheiro Lafaiete

1º Pelotão BM – Conselheiro Lafaiete (3º COB / 13ª RISP – Barbacena)

Capela Nova, Caranaíba, Carandaí, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Itaverava, Lamim, Ouro Branco, Piranga, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes, São Brás do Suaçuí, Senhora de Oliveira.

2º Pelotão BM – Congonhas (3º COB / 13ª RISP – Barbacena)

Belo Vale, Congonhas e  Jeceaba.

Informações referentes a Estrutura Organizacional : Bombeiros Militar Minas Gerais