Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

HOSPITAL IBIAPABA, EM BARBACENA, REALIZA CIRURGIA COM AUTOTRANSFUSÃO DE SANGUE

Pela primeira vez na história da medicina de Barbacena, o Hospital Ibiapaba realizou uma cirurgia com autotransfusão de sangue. A técnica, conhecida como Cell Saver, consiste no reaproveitamento e da recuperação do sangue do próprio paciente, que normalmente é “perdido” durante cirurgias de grande porte – seja processado e reinfundido após alguns minutos -, o que diminui a possibilidade de transfusões de sangue de doadores. Com isso há uma grande redução das complicações e riscos transfusionais.

O uso da nova técnica foi feito em uma cirurgia cardíaca de alta complexidade e foi considerado um sucesso de acordo com a equipe que participou do procedimento.

Segundo o médico anestesiologista do Hospital Ibiapaba, Dr. Maurício Silva, os avanços da Cell Saver são fantásticos:

“A grande vantagem é que o sangue do próprio paciente é reaproveitado, filtrado, separado, e devolvidos os próprios glóbulos vermelhos. O processo também permite desafogar bancos de sangue. Neste início de ano é muito difícil conseguir sangue e doadores. Com estoques baixos, cirurgias cardíacas são constantemente suspensas. A partir da técnica de Cell Saver, é possível evitar suspensões. É um fantástico avanço que o Hospital Ibiapaba CEBAMS traz a Barbacena”.

 

Segurança

Estudo feito em 2019 pelo HCOR, de São Paulo, mostra que o procedimento é eficaz, seguro e apresenta níveis insignificantes de heparina residual (substância anticoagulante do sangue). Em 12 pacientes submetidos a cirurgias cardíacas de grande porte e que usaram Cell Saver foi possível recuperar 32.027 ml de sangue dos pacientes, o que equivale a 18,5 unidades de sangue autólogas. Em 25% dos pacientes não houve a necessidade de transfusão de sangue de doadores.

 

Possibilidade de evitar transfusões de sangue

Para pacientes que tenham restrições na transfusão de sangue, como aqueles que possuem questões religiosas, o Cell Saver permite que cirurgias sejam feitas sem maiores complicações.

Fonte: Hospital Ibiapaba/foto (arquivo): Januário Basílio.

REENCONTRO DO MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE REÚNE 150 PESSOAS EM BARBACENA