Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

HOSPITAL POLICLÍNICA DE BARBACENA REINAUGURA SEU CTI

Centro de Terapia Intensiva do Hospital Policlínica havia sido desativado em agosto de 2022 e vai retomar suas atividades oferecendo 10 leitos de tratamento intensivo que servirão a 51 municípios da macrorregião Centro Sul de Minas Gerais

BARBACENA, 31 de julho de 2023 – Aconteceu na tarde desta segunda-feira (31) as solenidades de reinauguração do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Policlínica de Barbacena. O CTI, que recebeu o nome do médico Dr Rui Paulucci, um dos mais proeminentes nomes da Medicina da região, possui 10 leitos, e atuará com 5 leitos do SUS e 5 leitos para convênios.

Com participação da Banda de Música da EPCAr, sob a regência do Tenente Florêncio, as solenidades de inauguração contaram com o Monsenhor Danival Milagres que celebrou uma homília em agradecimento e bençãos para o CTI que ajudará a rede de Saúde regional a salvar a vida dos doentes, seguida pelas orações do Pastor Márcio, da Igreja Quadrangular, que participou da solenidade representando o Bispo Johnson Marçal. A seguir, o atual prefeito de Alfredo Vasconcelos, que foi paciente do CTI da Policlínica durante a pandemia dividiu com os presentes o seu relato de agradecimento e da importância que o CTI do hospital teve para salvar sua vida quando foi acometido pela Covid-19. Também o produtor rural Sérgio Câmpara, que na pandemia esteve entre a vida e a morte, deu seu testemunho de gratidão ao Hospital Policlínica e sua equipe num momento de grande emoção no evento.

O Diretor Técnico do Hospital Policlínica de Barbacena, Tarcísio Araújo de Oliveira enalteceu em seu discurso o trabalho da equipe do hospital que atendeu cerca de 72 mil pacientes durante a pandemia. Na época o governo do Estado e a Prefeitura de Barbacena pediram ao hospital que se desvencilhasse do atendimento de porta eletivo para ser referência Covid para toda a região. Dr Tarcísio ainda lembrou a todos a alta resolutividade do CTI do hospital, que teve uma das mais baixas taxas de óbitos dos CTI´s de Minas Gerais na pandemia; e destacou o empenho e a parceria de sucesso realizada com a Secretaria de Saúde.

O médico Celso Araújo Campos, diretor clínico da Policlínica, destacou o importante papel dentro da rede de assistência regional e o histórico de 82 anos do hospital para toda a região. Segundo o diretor, a proposta de trabalho do Hospital Policlínica de Barbacena sempre foi o de acolher e cuidar da população mais carente, propiciando a ela o acesso à Saúde que ao longo dos anos ocupou o vazio assistencial.

Otávio Augusto Ramos Vieira, diretor geral do Hospital Policlínica desde o mês de junho, fechou os discursos destacando a luta para que a instituição possa cumprir com seu papel de salvar vidas. A reativação dos leitos do CTI da Policlínica, segundo Otávio, vem preencher a necessidade de uma população de mais de 800 mil habitantes do Centro-Sul mineiro que hoje se encontra em dificuldades para ter assistência à Saúde e resguardar suas vidas. A luta pela reativação dos 10 leitos de CTI do hospital, segundo Otávio, é uma luta de toda a população e não apenas do hospital. O diretor agradeceu à Prefeitura de Barbacena pelo apoio, ao COSEMS – Conselho dos Secretários de Saúde das microrregiões de São João del Rei e Barbacena pelo apoio integral à causa, aos diretores dos hospitais da cidade e região por terem fortalecido a luta pelo CTI, aos prefeitos e secretários de saúde do Centro-Sul mineiro, aos deputados que estiveram junto do hospital como Cristiano Silveira, Reginaldo Lopes, Professor Cleiton, Grego da Fundação, Padre João, Ana Pimentel, Arlen Santiago, Dr Lucas Lasmar, o senador Carlos Viana, dentre tantos outros que abraçaram a causa de salvar vidas em nossa região.

O deputado estadual Cristiano Silveira, conhecido apoiador do Hospital Policlínica, foi breve em suas palavras, mas destacou a importância que o trabalho desenvolvido pela instituição tem sido fundamental para todos os 51 municípios da macrorregião Centro-Sul mineira. Cristiano enfatizou as lutas pelas quais o hospital vem passando e destacou que, ao lado do parceiro Reginaldo Lopes, seus gabinetes vêm trabalhando firmemente junto ao Ministério da Saúde para ajudar a instituição.

Após as falas das autoridades, os convidados seguiram em visita pelas instalações da Policlínica quando foi inaugurado o Centro de Terapia Intensiva, ao som dos músicos da Escola Flausino Vale, do Aprendiz.

Para a solenidade, Otávio Ramos Vieira (diretor geral), Celso Araújo Campos (diretor clínico) e Tarcísio Araújo de Oliveira (diretor técnico) e a presidente do Conselho Curador Maria do Carmo Araújo Nogueira contaram com a presença do presidente do Conselho dos Secretários de Saúde da microrregião de Barbacena, Denilson Hermes da Cunha, da presidente do Conselho dos Secretários de Saúde da microrregião de São João del Rei, Viviane Elen da Silva Ferreira, do Deputado Estadual Cristiano Silveira, dos prefeitos Ricardo Pires (Ibertioga), Leandro Fonseca (Santa Rita do Ibitipoca), Amarílio Antônio Ferreira (Alfredo Vasconcelos), Mayara Garcia (Desterro do Melo), , dos Secretários de Saúde Renê Marcos Fernandes (São João del Rei), Paula Boro (Madre de Deus de Minas), Marcelo Otávio de Andrade que também representou o prefeito Nízio Barbosa (Tiradentes), Rildo Costa (Prados), Roberto Bedran (Ibertioga), José Carlos Júnior (Carandaí), Luciano Chartuni (Alfredo Vasconcelos), Sandro Eduardo de Paiva (Capela Nova), Wantuil Queiroz de Oliveira (Lagoa Dourada), da Secretária de Educação de Alto Rio Doce, Marcela Mota Dias, do ex-Superintendente de Saúde Robson Vidigal, o Diretor Administrativo do Centro Hospitalar de Barbacena (CHB) Bruno Rocha Campos, a Diretora Assistencial do CHB Isabela Rodrigues, o Diretor do Hospital Ibiapaba Dr Antônio José, o diretor da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena e vereador Flávio Maluf, a diretora da Clínica Mantiqueira Olga Caiado, a ex-Secretária de Saúde que foi importantíssima para a implantação do CTI por ocasião da pandemia, Marcilene Dornelas, o Delegado Regional da PCMG Dr Saulo do Prado, o Capitão Cunha, representando o Corpo de Bombeiros,  Coronel Luciana, do Comando do Esquadrão de Saúde da EPCAR e a Major Janaína, a assessora do deputado federal Reginaldo Lopes, Alessandra Rosa, a assessora do deputado estadual Betão, Denise Assis, o representante do deputado estadual Professor Cleiton e ex-vereador, Carlos Roberto Kikito, a presidente do Rotary Club Barbacena Monte Mário Zélia Beatriz Correa, a ex-prefeita Angela Kilson, representando o Rotary Club Satélite Barbacena Monte Mário Jardim do Globo, Antônio Bruno, representando a Loja Maçônica Regeneração Barbacenense, a empresária e voluntária da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Cléia Rezende Morais, os vereadores José Newton de Faria, Glauber Milagres, Professor Filipe, Orlando Garcia, Donizete Medeiros, Odair Ferreira,  Jose Rosângelo Zeli Oliveira, as ex-vereadoras Marilene Franco e Gracia Araújo, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais Almir de Paula Ferreira, a Dra Soraia Navarro, representando a 3ª subseção da OAB-MG, Luiz César Coutinho, representando a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CISTT), o diretor dos Cursos Técnicos Aprendiz Carlos Araújo, dentre outras tantas personalidades, médicos, fisioterapeutas, convidados e familiares dos colaboradores do Hospital Policlínica de Barbacena.

 

RECONHECIMENTO E VERBAS

Na solenidade de inauguração dos leitos do CTI do Hospital Policlínica de Barbacena, o ex-vereador Carlos Roberto Kikito Batista, que sempre esteve ao lado do hospital em suas dificuldades, tomou a palavra para anunciar duas grandes conquistas obtidas através do Deputado estadual Professor Cleiton (PV).

A primeira, um reconhecimento merecido e necessário à equipe do hospital: a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em data a ser confirmada, fará uma homenagem solene aos colaboradores do hospital pelo desempenho da equipe durante a pandemia da Covid-19. A ALMG reconhece publicamente o comprometimento, profissionalismo e empenho de toda a equipe, que, comprovado pelos índices oficiais, realizou um trabalho diferenciado no atendimento a mais de 72 mil pacientes durante a pandemia, com cerca de 3800 pacientes atendidos no CTI Covid com uma das mais baixas taxas de óbito do estado de Minas Gerais.

Outra boa notícia vinda do deputado Professor Cleiton é a destinação de uma verba de R$300 mil para apoiar as atividades do Hospital Policlínica no ano de 2024 através de emenda parlamentar. “Estes recursos vão nos ajudar a viabilizar mais serviços e atendimentos para a população de Barbacena. Agradecemos imensamente o reconhecimento do deputado Prof. Cleiton ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo nosso hospital, e levaremos nossa equipe para a ALMG para receber esta merecida distinção que muito alegra o coração de todos os nossos colaboradores”, comemorou o diretor.

 

HOSPITAL HOMENAGEIA VOLUNTÁRIOS DO GENTE DO BEM

Durante as solenidades de inauguração do CTI realizadas nesta segunda-feira (31), a Policlínica de Barbacena homenageou os Amigos do projeto Gente do Bem, um trabalho voluntariado que vem auxiliando a instituição em algumas necessidades.

A presidente do Conselho Curador do Instituto Policlínica Maria do Carmo Araújo Nogueira fez a entrega solene dos certificados de gratidão à presidente do Rotary Club Barbacena Monte Mário Zélia Beatriz Corrêa, que fez a doação de uma cadeira de rodas através da Casa da Amizade e uma cadeira de rodas em nome do RC Monte Mário. Karina Gonçalves Aguiar, presidente do RC Satélite Jardim do Globo e a ex-prefeita Ângela Kilson receberam a homenagem do Gente do Bem pela doação de cobertores para os pacientes do hospital.

A benemérita dama Vânia Cúrsio de Miranda e seu marido Dr Carlos Renato de Miranda foram homenageados pela doação, através de uma iniciativa de coleta com amigos, de mais de 50 cobertores para o Hospital. A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do movimento maçônico, através de Cléia Rezende de Morais e Lúcia Alves, também foi homenageada pela doação de duas cadeiras de banho para a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do hospital.

A escritora Áurea Flisch, membro da Casa da Amizade do RC Barbacena, e ex-colaboradora do hospital, recebeu homenagem pela doação de um lindo quadro decorativo que atualmente orna o setor de apartamentos da Policlínica.

Também receberam a homenagem do Gente do Bem o deputado federal Reginaldo Lopes e o deputado estadual Cristiano Silveira, que ao longo dos anos vêm destinando emendas parlamentares ao hospital, e os vereadores José Newton de Faria, Glauber Milagres, Professor Filipe, Zé Malão, Donizete Medeiros, Odair Ferreira, José Rosângelo Zeli de Oliveira, que foram fundamentais com seu apoio na luta pela reativação dos leitos de CTI do Hospital Policlínica de Barbacena.

 

SOBRE O CTI DO HOSPITAL POLICLÍNICA DE BARBACENA

O Centro de Terapia Intensiva “Dr Rui Paulucci” do Hospital Policlínica de Barbacena possui 10 leitos, sendo 5 para SUS e 5 para convênios. Sua estrutura física foi constituída segundo as normas da RDC´s, com ambiência e lay-out com ênfase ao conforto e individualidade dos pacientes.

O CTI do Hospital Policlínica é equipado com respiradores multiprocessados, monitores multiparâmetros, bombas de infusão, camas totalmente eletrônicas com capacidade até 350 Kg e com colchões pneumáticos, monitores integrados em sistema de gerenciamento por vídeo de cada leito, rede de gazes totalmente canalizada, em torres suspensas, leito de isolamento, dispositivos mecânicos e pneumáticos de prevenção de trombose venosa e disponibilidade para hemodiálise e nutrição enteral em todos os leitos.

Equipe médica e de enfermagem sob a responsabilidade técnica do Dr. Ricardo Martelo e Dr. Rodrigo Patrício, e coordenação do núcleo de enfermagem pela Enfermeira Marina Lourenço, e responsável técnica pela Fisioterapia Karine Oliveira.

Fonte: Divulgação/fotos: Januário Basílio.