Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Ibiapaba realiza tipo de procedimento cirúrgico que já foi realizado em Mick Jagger

O Hospital Ibiapaba Cebams, referência em serviços de alta complexidade em Cardiologia e Oncologia na macrorregião Centro-Sul de Saúde de Minas Gerais, realizou um novo procedimento cirúrgico minimamente invasivo e revolucionário de Transcateter da Valva Aórtica (TAVI) em paciente internado na instituição.

O procedimento de implante de valva transcateter (TAVI) é uma modalidade terapêutica nova e revolucionária que consiste no implante de uma prótese valvar em pacientes muitas das vezes sem condições de cirurgia convencional.

No dia 08 de fevereiro, a cirurgia foi realizada em uma paciente idosa de 86 anos, internada no hospital, com estenose aórtica grave e tortuosidade importante da aorta abdominal e torácica. A aorta é a maior e mais importante artéria de todo o sistema circulatório do corpo humano.

Com grave risco, a paciente foi submetida ao procedimento na Hemodinâmica do Hospital e fez a troca da válvula cardíaca com grande sucesso. O TAVI realizado em Barbacena utilizou o mesmo tipo de prótese que foi implantada no líder da banda Rolling Stones, Mick Jagger, de 77 anos. Ele precisou ser submetido ao TAVI em 2019, na Inglaterra, quando precisou trocar a válvula do coração. A cirurgia foi um sucesso e Jagger voltou à música após o procedimento.

O procedimento cirúrgico foi realizado pela equipe TAVI do Hospital Ibiapaba, liderada por médicos do Corpo Clínico da instituição: Dr.Luciano Abdallah e Giancarlo Rabelo,  juntamente com o médico Dr. Eduardo Saadi, referência neste tipo de procedimento.

Segundo o Dr. Luciano Abdallah, o TAVI proporciona ao paciente mais qualidade de vida depois após cirurgia. Por ser minimamente invasivo, o TAVI utiliza pequenos cortes e a tecnologia mais moderna disponível no mercado global. O paciente submetido ao procedimento tem uma menor mortalidade cirúrgica e recuperação mais rápida, podendo voltar às atividades normais em menor tempo, se comparado com o paciente que realiza o procedimento cirúrgico tradicional. É importante que o paciente sempre consulte seu médico para saber se possui  indicação de TAVI.

 

Outros procedimentos

Devido ao grau de complexidade dos equipamentos e do time Endovascular/TAVI do Ibiapaba,  hoje o Hospital está capacitado para realizar de forma minimamente invasiva diversos procedimentos que envolvam o aparelho circulatório, como correções de AVCs, aneurisma e dissecção da aorta, implante de próteses valvares e demais correções estruturais do coração. Esses procedimentos são únicos na região.

Fonte: Hospital Ibiapaba/foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

 

PROCON ALERTA QUANTO A EMPRÉSTIMOS DEPOSITADOS SEM SOLICITAÇÃO OU AUTORIZAÇÃO