Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA DE “DOCUMENTÁRIO PARA CINEMA, TV E PODCAST” DO PROJETO CULTURA & CIDADANIA

Flávia Guerra e Deborah Osborn ministrarão a oficina gratuita que será realizada em julho.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 deste mês

O Projeto Cultura & Cidadania está com inscrições abertas para a última oficina de sua edição Especial de Audiovisual. “Documentário para Cinema, TV e Podcast” é o tema da atividade que terá como instrutoras duas profissionais paulistas referência na área: Flávia Guerra e Deborah Osborn. O curso online vai apresentar um panorama teórico do gênero documental, assim como todas as ferramentas para a produção, formatação e realização de um projeto de documentário em diversos formatos. As aulas, ao vivo interativas, também irão trazer as questões de mercado, com informações para realização de um documentário para cinema, TV e Podcast. A oficina, que conta com 50 vagas, será realizada nos dias 04, 06, 11 e 13 de julho, das 19h às 21h30, via plataforma zoom. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de junho através de formulário disponível em link  linktr.ee/culturaecidadaniacircula.

As vagas são destinadas, preferencialmente, para participantes das cidades de atuação do projeto: Barroso, Barbacena, Dores de Campos, Prados, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei e Tiradentes, desde que os inscritos tenham disponibilidade e afinidade com a temática. Havendo vagas remanescentes, serão aceitos alunos de outras cidades de Minas Gerais e de outros estados, nessa ordem de prioridade. “Esta é mais uma ação do projeto Cultura & Cidadania, que é realizado desde 2016, tendo beneficiado um público de mais de 30 mil pessoas em diversas cidades do interior do estado. Neste momento, apresentamos um ciclo formativo na área de audiovisual buscando capacitar profissionais para atuação no setor, que terão uma grande oportunidade nesse momento de implementação da Lei Paulo Gustavo.”, reforça Lais Vitral.

Flávia Guerra, uma das instrutoras da oficina é jornalista, documentarista, roteirista, curadora e apresentadora. Tem mestrado em direção de documentário e cinema (Screen Documentary – MA) pela Goldsmiths – University of London. Produziu e dirigiu Karl Max Way (premiado no Festival É Tudo Verdade). É colunista de cinema da Band News FM e criadora do podcast Plano Geral. Há 20 anos, cobre cinema e os principais festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Veneza, Sundance para diversos veículos, como Estadão, Canal Brasil, CNN, TV Bandeirantes e Canal Like. Na última década, integrou júris e comissões de curadoria de concursos, editais e festivais no Brasil e no exterior. É curadora do Feed Dog – Festival Internacional de Documentários de Moda. Em 2020 e 2021, produziu e apresentou a série de podcasts “Era Uma Vez São Paulo – 10 Anos Depois” do CineSesc. Em 2022, apresentou a série Faixa Bônus do Festival Melhores do CineSesc, ao lado de Thiago Stivaletti. Desde 2020, apresenta, entrevista e realiza mediações de debates na Mostra Ecofalante de Cinema. Flávia Guerra também integra a equipe de idealizadores do Estudio Eon.

Deborah Osborn, que também estará à frente do curso, é sócia-fundadora da bigBonsai, atua como produtora criativa dos projetos de entretenimento da casa, com destaque para “Dominguinhos”, “O Barato de Iacanga” e “O Livro dos Prazeres”. Atualmente, a bigBonsai possui cinco séries no ar: “Minha Vida é um Circo” (HBO), “Palavras Permanecem” (Curta!), “Tudo ou Nada”, (Amazon) e “Olhares Brasileiros”, “CNN 200 Anos” (CNN). Desde 2016, Deborah leciona semestralmente o curso “Documentário para Cinema, TV e Podcast” junto com Flavia Guerra no Barco. Atua como parecerista do FSA e como júri/palestrante em diversos festivais, como SXSW, Gramado, Olhar de Cinema, Inedit, RioMarket, Cine PE, Mostra de SP.

 

Formando talentos

Desde abril, o Projeto Cultura & Cidadania está oferecendo oficinas de formação livre e gratuita com temas que pretendem preencher lacunas na capacitação de audiovisual no Estado de Minas Gerais, além de abrir novos horizontes na vida profissional de jovens e adultos. Já aconteceram os cursos de “Elaboração de projetos audiovisuais”; “Introdução ao Audiovisual – fundamentos da imagem em movimento, ontem e hoje”. Em junho será ministrada a oficina “Produção de Roteiros em Curta-metragem” e, em julho acontece a última oficina, “Documentário para Cinema, TV e Podcast”.

 

Encerramento

Em cinco de julho, todos os ministrantes das oficinas ainda participarão de um encontro-debate com o público sobre o Mercado Audiovisual Brasileiro na atualidade, Lei do Audiovisual, Paulo Gustavo e outras possibilidades.

Fonte: Divulgação/Cultura e Cidadania.

Leia também:

FALAMANSA INTEGRA PROGRAMAÇÃO DO 2º ARRAIÁ BQ: EVENTO ACONTECE DE 07 A 09 DE JULHO NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES