Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Centenas de jovens participam da Encenação da Paixão e Morte de Cristo, com apresentação em diversas paróquias de Barbacena e da região.

A encenação religiosa  conta a história bíblica de Jesus Cristo desde a sua Paixão, Morte e Ressurreição, e se apresenta todos os anos durante o período da Semana Santa.  Formado  por aproximadamente 100 jovens, todos voluntários, que de um modo geral,  estão diretamente ligados há movimentos paroquianos da Igreja Católica na cidade, como por exemplo, os movimentos  vicentinos e não vicentinos de vários bairros de Barbacena, e por alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, sobre a supervisão e coordenação do policial militar, Sargento PM Cláudio Roberto de Almeida, com o apoio do 9º Batalhão de Polícia Militar.

Este ano, o Teatro da encenação da Paixão e Morte de Cristo,  está em sua 33ª edição, e já se apresentou em várias cidades da região conquistando o carinho e demonstrando e força e o grande simbolismo que esta história representa para todos os cristãos.

“ Nosso evento teve início em 1984, época em que na cidade existiam aproximadamente, 35 grupos de jovem, dos quais três deles se formou incialmente o nosso grupo de apresentação.  De lá pra cá, diversas pessoas já passaram pelo grupo, e mesmo assim, ele se mantem firme no proposito  de apresentar de maneira bastante representativa e ao vivo, a história da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. É importante destacar também, que no ano de 2009, passamos a contar com o apoio da Polícia Militar através do 9º BPM, que adotou este projeto  que desde então, passou a ser visto pelo Comando  como sendo um trabalho da Polícia Comunitária, da qual sempre mantemos contatos e recebemos o apoio necessários. Já passamos por várias cidades da região, e o que nos impressionam, é ver o carinho, gratidão  e a forma com que as pessoas deste lugares se emocionam nos recebem, tudo isso me deixa feliz e recompensado,” destacou Claúdio.

Movidos pela fé e religiosidade, o grupo de jovens talentosos, realizam diversas ações com o objetivo de levantar recursos para a compra do material que serão confeccionados as vestimentas de apresentações, bem como, o custeio das viagens e para a compra do lanches, tamanha á vontade em que eles se dedicam para levar esta apresentação da encenação da Paixão e Morte de Cristo ao moradores de Barbacena e região. Dentre as ações, estão a venda de flores em cruzamentos movimentados das ruas de Barbacena e de outros produtos que também são oferecidos nas feiras livres da cidade, tudo com o único objetivo, de não deixar que este grande espetáculo não deixe de ser apresentado, seguindo sempre firme num único propósito, o de levar a mensagem daquEle que um dia morreu por mim e por você, em provo do Seu grande amor por nós.

No final da apresentação, os jovens prestaram homenagem póstuma em memória do Padre Paulo Sérgio Sabino Ribeiro, ex-pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, falecido em 2016.