No próximo sábado (07/09), o município de Congonhas, na região Central de Minas, inicia oficialmente a programação oficial do 243º Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, considera uma das maiores festividades religiosas realizada em Minas Gerais, atraindo uma grande multidão de turista e devotos de várias regiões do estado e do Brasil, em uma grande manifestação de fé e devoção ao Senhor Bom Jesus.
Durante festividades, além de romaria e celebrações eucarísticas, haverá Adoração ao Santíssimo; procissões; peregrinações; Oração do Terço Mariano, Roda de Violeiros, dentre outros. Confira AQUI a programação e um pouco mais sobre o evento religioso.
No primeiro dia do Jubileu (07/09), as celebrações acontecerão, na praça da Basílica, às 06h – 08h – 10h – 15h e 19h, e Missa do Grito dos Excluídos às 12h. Já as confissões acontecerão diariamente, até 13/09, das 07h às 11h; das 13h às 17h, e 18h às 20h.
“Da casa da Mãe para a casa do Filho”
Neste ano, a “Cidade dos Profetas” receberá, pela primeira vez, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que deixará o Santuário Nacional dedicado a padroeira do Brasil, na cidade paulista de Aparecida (SP), e será transportada de helicóptero até Congonhas. À acolhida da imagem pelos peregrinos está prevista para manhã do próximo domingo (08/09), às 9h30, na praça da Basílica. Logo após, às 10h, celebração eucarística com a participação dos grupos do Terço dos Homens. Logo em seguida, às 12h30, oração do Terço no Salão de Celebrações com a bênção do Santíssimo. De 08 a 13/09, haverá celebrações da Santa Missa às 06h; 8h; 10h; 15h e 19h.
Relevância Cultural
Para a comunidade local, o Jubileu do Senhor Bom Jesus, representa o marco da fé do Congonhense. Espera-se pelo jubileu durante todo o ano. Na dimensão religiosa, é o período em que se celebra a principal festa de toda a região, para os devotos do Bom Jesus é o período de visitação à Basílica como expressão vida da fé dos seus antepassados uma vez que a anos gerações vem todos os anos ao Jubileu.
Com informações: Da Redação/fotos: Januário Basílio e Prefeitura de Congonhas.