Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Lucas é a primeira criança  vacinada em Barbacena contra o novo coronavírus

A Secretaria de Saúde de Barbacena deu início, na manhã desta quinta-feira (20/01), a vacinação de criança com idades de 05 a 11 anos. A primeira criança vacinada no município foi Lucas Oliveira, de 09 anos, que é autista e entra no grupo prioritário de comorbidades. A vacinação foi marcada por uma cerimônia, acompanhada por autoridades e a imprensa, e aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Cecilia.

Lucas chegou animado e ansioso na UBS para receber a primeira vacina. Ele brincou e conversou com a equipe de vacinação e os jornalistas presentes.  “Tô feliz por ter vacinado. Depois eu vou vir tomar outra dose. Amiguinhos venha tomar vacina para a gente ficar protegido contra o coronavírus para a gente poder brincar e estudar de novo”, afirmou Lucas em entrevista.

O dia de hoje marca também um ano do início da vacinação em Barbacena. De lá para cá mais de 113 mil pessoas já receberam pelo menos uma dose da vacina no sistema público de saúde do município. O processo de vacinação em Barbacena chegou a ser destaque, inclusive, na imprensa em rede nacional.

“Eu me lembro direitinho como se fosse hoje, eu me lembro do primeiro idoso a se vacinar, como eu vou lembrar do Lucas para sempre. Chegamos nessa data de hoje sabendo que a vacinação foi o nosso grande escudo na luta contra a Covid-19. Passamos anos muito difíceis de muito desgaste, mas quando a cobertura da vacina foi aumentando fomos percebendo um alivio melhor”, destacou a subsecretária de saúde, Ana Rigotti.

São esperados para a vacinação contra a covid-19, mais de 11 mil crianças entre 5 a 11 anos em Barbacena. O secretário de saúde, Arinos Brasil, destacou a importância da família neste processo. “Iniciamos aqui hoje com o Lucas e vamos no decorrer dos dias vacinar todas as crianças. A gente conta com a colaboração dos pais, pois as crianças apesar de ter chance de agravar menos, elas podem levar o vírus para a casa”, afirmou Arinos.

 

Histórico

Até o momento, o município recebeu ao todo 284.516 doses de vacina contra a covid -19, e aplicou 252.304 doses, entre 1ª, 2ª, 3ª dose-dose reforço. Do total de doses recebidas, 640 doses, da vacina da Pfizer, na apresentação pediátrica, para início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, que foram incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, após autorização da ANVISA para seu uso.

Na série histórica, o município tem a aplicação de primeiras doses de:

Trabalhadores da Saúde: 7446

Idosos de 60 anos ou mais: 23.748

Comorbidades: 8854

Força de Segurança e Salvamento: 1363

Gestantes e puérperas: 1046

Trabalhadores Industriais: 1233

Privados de Liberdade: 370

Profissionais da Educação: 3251

Quilombolas: 390

Pessoas vivendo em condição de rua: 59

Trabalhadores do transporte: 1437

Adultos de 18 anos a 59 anos: 50.293

Adolescentes de 12 a 17 anos: 9151

Fonte: Prefeitura de Barbacena.

Leia também:

MAIS DE 100 CASOS POSITIVOS REGISTRADOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS EM BARBACENA