Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Macrorregião Centro-Sul avança para onda verde do plano Minas Consciente

O Comitê Extraordinário Covid-19 aprovou, nesta quarta-feira (30/9), o avanço da macrorregião Centro-Sul de Saúde para onda verde do plano Minas Consciente,  criado pelo Governo de Minas para garantir a retomada segura e responsável da economia nos municípios. Confira a planilha com os municípios incluídos nas microrregiões.

Ao todo, quatro macrorregiões de Saúde mineiras estão na onda verde: Leste, Jequitinhonha e Centro-Sul que unem  à macrorregiões de Saúde Norte, que já estava na categoria desde o dia 2/9. Todas as outras dez regiões do estado estão mantidas na onda amarela.

Para aprovar o avanço das macrorregiões para onda verde, o Comitê considerou, entre outros fatores, a taxa de contaminação nos municípios e a capacidade de atendimento médico.

As macrorregiões Norte, Jequitinhonha, Leste e Centro-Sul apresentaram um quadro controlado da doença após passar 28 dias na onda amarela*, o que permitiu o avanço para a onda verde, que permite a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio.

São eles:

– Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo

– Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos

– Parques, zoológicos e jardins

– Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê

– Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca

– Bares com entretenimento (shows e espetáculos)

– Serviços de colocação de piercings e tatuagens

*Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

 

Microrregiões

Além das macrorregiões, os dados das 67 microrregiões mineiras são considerados pelo Comitê Executivo Covid-19, permitindo que elas sejam divididas por ondas, conforme as realidades específicas. Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito optar por qual das duas recomendações seguir.

Integram a macrorregião Centro-Sul os municípios inseridos nas microrregiões de Saúde de Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João del Rei.

Atualmente as microrregiões acima mencionadas se encontram na onda amarela do Minas Consciente conforme decisão tomada em reunião realizada com prefeitos gestores de saúde dos municípios integrantes. Uma nova reunião  envolvendo os gestores de Saúde da região deve ser realizada até a próxima sexta-feira(02/10), para decidir sobre avançar ou permanecer na onda em que se encontram.

Foto: Agência Minas.

Leia também:

SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL TERÁ FOLGA ADICIONAL POR TRABALHO NA ELEIÇÕES