Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

Reabertura da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, (foto: Beto Novaes/EM/DA Press)

Dia de festa na Cidade dos Profetas para a reabertura da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, considerado um dos monumentos mais importantes do município e o mais espaçoso dos templos católicos do século 18 em Minas. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1950, a igreja recebeu recursos de cerca de R$ 1,4 milhão do governo federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Trata-se da terceira obra do PAC concluída em Congonhas, sendo as demais a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a requalificação urbanística da Alameda Cidade Matosinhos de Portugal, no entorno do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, reconhecido como patrimônio cultural da humanidade.

Presente à cerimônia realizada em frente da imponente igreja, com repique de sinos, incenso, água benta e aplausos, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, destacou o comprometimento do município com a preservação do conjunto arquitetônico. “No Brasil, Congonhas e Goiás (GO) são as cidades mais eficientes na execução dos projetos de recuperação dos bens culturais, com trabalho de excelência”. O prefeito Zelinho Cordeiro acrescentou que a municipalidade gastou cerca de R$ 900 mil com os projetos para 10 ações aprovadas pelo Iphan na cidade. No fim de 2015, Congonhas se tornou a primeira cidade no Brasil a implantar uma sinalização interpretativa dentro nos moldes da Unesco, o que resultou em manual de referência para outras localidades.

Fotos: Prefeitura de Congonhas.

Eram 11h em ponto quando os sinos da Matriz de Congonhas começaram a tocar em tom festivo. Pouco antes, o Grupo de Câmara da Secretaria Municipal de Educação, do projeto Arte na Escola, apresentou três números. Diante da porta principal com obra de Aleijadinho, em pedra-sabão – arca da aliança, símbolos da eucaristia, anjos barrocos e coroa de Nossa Senhora –, o titular da paróquia, padre Paulo Barbosa, aspergiu água benta, abençoou com o incenso e entrou no templo. O clima foi de muita admiração, com o hino de Nossa Senhora da Conceição e a Ave-Maria saudando a padroeira, moradores e visitantes.

Fonte: Jornal Estado de Minas.

 

Reabertura da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Congonhas (Foto:Beto Novaes/EM/DA Press ).