Uma iniciativa promovida pelo  Sindicomércio em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está sendo realizado em Barbacena desde o dia 13/11, o 1º Festival Gastronômico da cidade.

O objetivo do evento que encerra na próxima sexta feira (24), é o de promover a gastronomia local e incentivar a participação de empresários e da população de um modo geral, contribuindo aquecer  no fluxos de pessoas que passam pelos restaurantes e bares participantes, além de oferecer capacitações técnicas para os profissionais da área.

Estive visitando o stand do evento montado na Praça dos Andradas, região do entorno da fonte luminosa, onde tive a grata satisfação de conversar com chef Ronie Peterson, sobre como está ocorrendo o evento, ele disse que está muito surpreso com o sucesso  que está tendo o festival, tanto no que se diz aos parceiros comerciais que se uniram e estão conseguindo emplacar mais um evento especial no calendário de festas do município: “A procura pelos cursos e oficinas está tão grande, que tivemos que abrir mais horários e espaço para que as pessoas possam participar e aprender um pouco mais sobre gastronomia. Ainda devido a grande procura por oficinas e cursos, realizamos um cadastro que poderá ser utilizado para o próximo evento em 2018, tamanha a aceitação que tivemos da população local,” Comentou.

Quem também está muito otimista e surpreso com o sucesso do 1º Festival Gastronômico, é o Consultor do Senac,  Carlos Eduardo Pereira Pinto. Ele conta que que ficou muito feliz com a grande adesão de empesas da cidade que se inscreveram para participar do festival e também, do grande número de pessoas que tem passado pelo stand e pela carreta-escola montados no centro de Barbacena.

Muito dedicado e otimista,  chef Ronie, também ajudou nos preparativos para iniciar o festival. Barbacenense muito talentoso, que se envolve de coração pela paixão que sempre teve para o setor de alimentação, foi ele mesmo é quem construiu fogão a lenha que é utilizado para o preparo dos pratos no stand do Senac. Quem segue o cehf pelas redes sociais, pôde acompanhar cada passo da construção deste fogão e de outros trabalhos que ele preparou para o festival. Quando ele me mostrou a cozinha que ele ajudou a montar, a alegria era tamanha, assim como é tamanha a sua dedicação e simplicidade. Quem convive com o chef Ronie, sabem do que estou falando. Um ser humano de um conhecimento gigantesco na área em que ele domina, bem como, é a sua espontaneidade.

Fotos: Januário Basílio.