Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Militares da GUARNAE-BQ recebem instrução de nivelamento técnico do ESD 

Os militares que concorrem aos postos de serviço de segurança tiveram instruções teóricas e práticas

O Esquadrão de Segurança e Defesa (ESD) da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, no período de 7 de junho a 4 de agosto de 2021, Instrução de Nivelamento Técnico com a participação de militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). O objetivo foi nivelar os conhecimentos e procedimentos das equipes que concorrem ao serviço de Guarda e Segurança na Organização Militar (OM), proporcionado conhecimentos técnicos especializados inerentes à atividade.

Durante os dias de curso, os militares tiveram disciplinas como uso progressivo da força e regras de engajamento (NOSDE PRO 210), comunicações na segurança e defesa, aspectos jurídicos relativos ao serviço, abordagem e uso de algemas, conduta tática com o armamento, sistema e controle de acesso e, na prática, simulação de ocorrências. “Em qualquer área de atuação o aperfeiçoamento é de suma importância e com essa instrução aumentamos a confiança na execução de qualquer atividade adversa que possa acontecer durante o serviço. Agradecemos ao ESD por fortalecer que a segurança sempre deve vir em primeiro lugar”, concluiu o Sargento Paulo Henrrique Ribeiro Carlos.

Seguindo os protocolos para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da COVID-19, a instrução abordou os principais assuntos que envolvem o Serviço de Guarda e Segurança, simulando situações que possam ocorrem no serviço, de modo a dar subsídios acerca da destreza e perfil do militar para cada posto guarnecido. “Estar preparado para o inopinado é uma virtude de uma tropa treinada, pois perante de uma situação envolvendo segurança, a resposta tem que ser rápida e eficaz, pois estamos defendendo vidas e nossas instalações. Por isso, o treinamento coordenado pelo Esquadrão de Segurança e Defesa se faz importante. A preocupação em preparar os militares que compõem as equipes de monitoramento da Guarnição é uma das nossas prioridades”, afirmou o Suboficial Acyr Maurício Cantarino Júnior, um dos instrutores do curso.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

Leia também:

COMANDANTE DA EPCAR É PARANINFO DE TURMA DO CFSD DA 13ª RPM EM BARBACENA