Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Monumentos e esculturas de Barbacena também sofrem com o mato alto.

A cidade que por décadas ficou conhecida nacionalmente como “Cidade das Rosas”, já faz anos que  ela também passou a ser conhecida como a “cidade dos buracos e dos matos altos”. Isso por que, é praticamente impossível de se andar pela cidade, tanto na região central da cidade ou na periferia, sem deparar com pelo menos um destes problemas citados.

Engana-se quem acha que buracos e mato alto somente são vistos em bairros mais distantes do centro da cidade, pelo contrário, eles estão espalhados por toda a cidade, inclusive, no entorno de monumentos e de praças onde a movimentação de pessoas são intensas.

Em uma das principais praças de Barbacena, e possível notar na  escultura, “Leda e do Cisne”, construída em mármore de carrara, localizado na Praça Conde de Prados, mais conhecido como Jardim do Globo, o matagal tornando grandes proporções,  e que se não for  realizado uma limpeza, pode acabar ofuscando a beleza do referido monumento. E não muito distante dela, o obelisco que sustenta o globo e que dá nome secundário aquele local público, está cheio de pichações, uma triste cena que persiste na paisagem urbana da “Cidade das Rosas”. Imagine uma situação onde um turista que passar por aquele local na intensão de registrar um dos mas lindos locais de Barbacena e de cara registrar esta cena lastimável e que poderia ser evitada  se a cidade desse prioridade para extirpar de vez essa imagem de abandono que vem dominando a paisagem urbana da cidade.

Na “porta de entrada” da cidade, na região do trevo de acesso a Barbacena, próximo ao viaduto sobre a linha férrea, às margens de uma das principais e mais movimentada rodovia federal do país, a BR 040, é possível notar mais uma cena triste e que pode ser fácil de se resolver. O local apresenta-se cheio de mato e com muita sujeira, cujo estes problemas poderia ser evitado, ainda mais se tratando da entrada de uma cidade, já pensaram na imagem que os viajantes que passam por aquela rodovia devem ter da nossa cidade?É isso mesmo o que desejamos para Barbacena?

Lembram do matagal em que se encontravam os canteiros da Avenida Governador Bias Fortes até poucos dias atrás? Então, porque que um serviço desta natureza, onde não é necessários aguardar por liberação de verbas e tão menos, pela finalização de processo licitatório para serem inciados, não são realizado de forma mais ostensiva na cidade?

Não vamos nem citar os problemas nos bairros periféricos, isso por que, todos sabem e convivem por décadas com este dilema em todos os dias que precisam sair de suas casas.

Barbacena precisa cuidar  melhor de suas praças e ruas, formando uma equipe mais ostensiva no setor de limpeza e capina das vias urbanas da cidade.  E se por acaso por si só o município não conseguir gerir e manter limpo praças e via públicas, que faça parcerias com a inciativa privada para que elas possam “adotar” uma praça ou canteiro, mantendo os locais limpos, em troca, a prefeitura liberaria um espaço para publicidade destas  empresas que podem ser afixados nos bancos, cestos de coleta de lixos, ou até mesmo,  com a instalação de pequenas placas de publicidade com a marca da “apadrinhada”. Desta forma, acreditamos que em um tempo mediando a aparência destes logradouros possam mais agradáveis e limpos. O que não se pode mais é deixar que a cidade continue a passar por esta imagem de abandono e de sujeira. Tem que ser prioridade a limpeza, capina e também, o ajardinamento de praças e canteiros localizados nos mais diferentes pontos da cidade. O período chuvoso acabou, então não existe desculpas que justifique a demora em colocar em prática serviços de tamanha importância no dia a dia da população.

Fotos: Januário Basílio.