Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

O Município mineiro de Prados, na região do Campo das Vertentes, está completando nesta quarta feira (24), 313 anos de história.. Com uma população estimada em cerca de 8.972 habitantes (Ibge-2016), distante a puco mais de 51 km de Barbacena e a 190 km da Capital do Estado, Belo Horizonte, Prados possui extensa quantidade de exemplares do período histórico brasileiro estampados na arquitetura de dezenas de prédios espalhados por suas ruas estreitas.

Muito conhecida na região por suas festas tradicionais, destacando-se; a simbologia presente nos rituais realizados no período em comemoração a Semana Santa, o carnaval da cidade que atualmente é um dos mais prestigiados da região. Os encantos e belezas da serra que emoldura o município, e os povoados ao redor da cidade, preserva ainda a típica hospitalidade mineira, sem falar nas delícias e variedade da culinária local, todos esses atrativos, tornam Prados uma cidade acolhedora e encantadora.

O município é composto atualmente  de apenas um distrito – o Sede – e três povoados, Estação de Prados, Pitangueiras e Vitoriano Veloso, este último popularmente conhecido como Bichinho – tal nomenclatura em razão da grande ocorrência de animais silvestres no passado da região; além de inúmeros pequenos aglomerados e propriedades rurais.

Fotos: autoria de Léo Carvalho

Fundado no início do século XVIII, por volta de 1704, quando os bandeirantes Félix e Manoel Mendes do Prado, vindos de Taubaté/SP, chegaram á cidade para a exploração do ouro.

O distrito foi emancipado à categoria de Vila, pelo Decreto estadual nº 41 de 15/04/1890, com sua instalação em 1º de janeiro de 1891. Em 24/05/1892, conforme Lei nº 23, do Congresso Estadual, aconteceu a elevação de Vila à Cidade de Prados.

Foto (Descubra Minas): Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Tendo sua construção iniciada em 1715,  a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é tombada pelo IPHAN e constitui uma das mais belas obras da arte colonial mineira, tendo sua construção iniciada por volta de 1715, acreditando-se que sua conclusão tenha ocorrido entre 1765 e 1778.

Fonte: Prefeitura de Prados.