Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Município se prepara para o lançamento da campanha “Agosto Lilás” em Barbacena

Na próxima sexta-feira (05/08), às 14h, o município de Barbacena realiza solenidade de abertura da campanha denominada “Agosto Lilás”, de combate à violência doméstica. O evento acontecerá na praça dos Andradas, Centro de Barbacena, organizado pela equipe da Casa da Mulher em conjunto com a Patrulha de Prevenção da Violência Doméstica da 13ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais.

Sancionada em 07 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha foi considerada uma ação importante na luta contra a violência doméstica. Isso, porque mulheres vítimas de agressão eram amparadas pela lei que regula os crimes de menor potencial ofensivo, ou seja, quase sempre, a pena do agressor era convertida em prestação de serviço à comunidade.  Com a alteração da lei que altera o Código Penal, foi possível que os agressores sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada.

Apesar do avanço da legislação através da lei Maria da Penha, a violência ainda é um mal em meio a sociedade. Entre as dificuldades encontradas para o enfrentamento do problema está a carência de denúncias e notificações aos órgãos estatais sobre tal violência, seja por ausência de conhecimento da mulher ou dos seus familiares e amigos sobre os direitos a ela assistidos, ou em muitos casos, a dependência econômica e emocional, vergonha e falta de apoio familiar são alguns dos fatores que favorecem silêncio das vítimas.

Na luta contra a violência doméstica, a Secretaria Municipal de Assistência Social vem desenvolvendo um trabalho importante e constante em Barbacena, para além da campanha do “Agosto Lilás”.

A Prefeitura criou no ano passado a Casa da Mulher, que é um equipamento voltado para proporcionar as mulheres vítimas de violência um trabalho voltado para ressignificar o ato. Neste ano, a Casa da Mulher, juntamente com a Patrulha de Violência Doméstica da Polícia Militar (PVD), realizou blitz educativas pelas ruas da região central de Barbacena, para conscientizar sobre o tema.

Além disso, também foram criadas parcerias com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o Instituto Avon para dar suporte e proteção a vítima. As mulheres em tal situação podem acionar a secretaria através do WhatsApp da Casa da Mulher através do número: (32) 3339-7585.

Foto: Januário Basílio.

Leia também:

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AUXILIARÁ TAXISTAS QUE TEM DIREITO A AUXÍLIO FEDERAL